História e trajetória da Seleção Brasileira no futebol de areia

O Futebol de Areia, também conhecido como Beach Soccer, começou a ser praticado no Brasil por volta de 1930. A principio, o esporte era praticado como uma atividade física de lazer nas praias cariocas, porém alguns anos depois algumas competições passaram a ser organizadas.

A partir daí, cada vez mais o esporte chamava a atenção de novos praticantes e interessados, inclusive de jogadores consagrados no futebol de campo da época que chegaram a disputar torneio com a Seleção Brasileira, que viria surgir somente nos anos 90.

Advertisement

SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL DE AREIA: A SELEÇÃO IMBATÍVEL

Em 1990, a Seleção Brasileira de Futebol de Areia foi criada e imediatamente começou a disputar alguns amistosos. O primeiro título do Brasil foi conquistado em 1994, sendo o Mundialito de Futebol de Praia, realizado em no Rio de Janeiro. Ademais, essa competição é disputada até os dias atuais e das 23 edições, a seleção levantou a taça 14 vezes, se tornando o maior vencedor do torneio.

A primeira Copa Do Mundo ocorreu em 1995, no entanto só começou a ser organizada pela FIFA em 2005, antes disso a  Beach Soccer Worldwide (BSWW), que organizava o torneio. Logo na primeira edição, realizada no Rio de Janeiro, o Brasil conquistou o título. Além disso, levantou o troféu das primeiras seis edições, até Portugal ser campeã em 2001. Ainda sim, a Seleção Brasileira é a seleção que possui mais títulos de Copa do Mundo, sendo 14 conquistas de 21 edições disputadas.

Por fim, a Copa Latina é outro campeonato que a Brasil é o maior campeão com 9 títulos. A primeira edição do torneio foi disputada em 1998, na praia de Vitória, capital do Espirito Santo. No entanto, o formato dessa competição é um pouco diferente, isso porque é sempre realizado em território brasileiro e somente quatro seleções disputam o título. Sendo assim, os quatro participantes são o país sede e as melhores do continente europeu, américa do sul e central.

ESTATISTICAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA

O Brasil até o momento já disputou 604 partidas oficiais, sendo 568 vitórias e apenas 35 derrotas. Além disso, são 4.573 gols marcados e 1.633 sofridos. Em 2005, o Brasil aplicou a maior goleada da sua história diante do México, venceu a partida por 23 x 3. Contudo, o melhor retrospecto do time é contra a Argentina, em 70 jogos são 68 triunfos e apenas duas derrotas.

ÍDOLOS

Hilton Santos Júnior, mais conhecido como Júnior Negão é o jogador com mais jogos vestindo a camisa do Brasil, sendo 318 partidas disputas. Além disso, é o segundo maior artilheiro com 319 gols. O atleta se tornou uma referência no esporte quando começou a ser praticado no país. Ademais, pela Seleção Brasileira Junior conquistou 38 títulos como jogador e seis como treinador.

Carlos Alberto Lisboa, mais conhecido por Neném é outro jogador que marcou época vestindo a amarelinha. Neném se tornou o maior artilheiro da história do Brasil com 336 tentos. Além disso, disputou 310 jogos e conquistou 38 títulos.

Por fim, o terceiro maior artilheiro do Brasil é Jorge Augusto da Cunha Gabriel, mais conhecido como Jorginho. O atleta marcou 316 gols e participou de 287 partidas vestindo a camisa da Seleção. Além disso, ganhou 32 títulos.

 CURIOSIDADES

Para finalizar a história da Seleção Brasileira de Futebol de Areia, não podemos deixar de falar de alguns jogadores renomados de futebol disputaram jogos e ganharam títulos no Beach Soccer. Em 1995, quando foi disputada a primeira Copa do Mundo da categoria faziam parte do elenco da Seleção Zico e Junior, ambos atletas de futebol aposentados e considerados ídolos da torcida do Flamengo. Ademais, Zico acabou sendo artilheiro do torneio com 12 gols. Junior ainda disputou torneios com a amarelinha até 2000, assim foi eleito artilheiro das Copas de 1997,1998, 1999 e 2000.

Em janeiro de 2019, a BSWW organizou um desafio internacional entre Brasil e Japão para fazer a despedida do jogador Jorginho. Sendo assim, este jogo contou com a participação de alguns atletas que faziam parte da Seleção Brasileira de Futebol de Areia. Porém, Ronaldinho Gaúcho também participou da partida. O jogador de futebol eleito melhor do mundo por duas vezes, campeão da Copa do Mundo de 2002 com o Brasil demonstrou que seu talento na praia do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro.

Foto Destaque: Reprodução / CBF 

Leonardo Lopes on Email
mm
Estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Eu escolhi jornalismo porque me identifico muito com os ofícios desta profissão. Aos 10 anos , tive a minha primeira experiência sendo fundador de uma rádio comunitária. Pretendo seguir minha carreira na editoria de esportes. Instagram - @leo_lopes77

Related Post