Análise de chave: Nadal em busca do 14º título, principais candidatos e jogos interessantes da 1ª rodada de Roland-Garros 2021 (Foto: Reprodução/Christophe Guibbaud/FFT)

A partir do próximo domingo (30) começa o torneio de Roland-Garros, segundo Grand Slam de tênis do ano e que finaliza a temporada de saibro europeia. A princípio, Rafael Nadal entra em busca de manter sua hegemonia e conquistar seu 14º título em solo parisiense. Por outro lado, o sorteio colocou o Big Three no mesmo lado da chave, o que pode acarretar em grandes jogos entre eles antes da final.

PRINCIPAIS CANDIDATOS

Rafael Nadal

Atual pentacampeão e dono de 13 títulos em Roland-Garros, Rafael Nadal abrirá sua campanha enfrentando Alexei Popyrin. Logo depois, o cabeça de chave três deve enfrentar Richard Gasquet, adversário que venceu em todos os 16 jogos entre eles. Na 3ª rodada, o Toro Miúra poderá ter pela frente o italiano Lorenzo Sonego, campeão do ATP 250 de Cagliari e que vem de bons resultados no saibro.

Advertisement

Posteriormente, Nadal vê o jovem Jannik Sinner como oponente nas oitavas, tendo vencido o italiano no torneio do ano passado em sets diretos. Já em quartas de final, o espanhol vê Diego Schwartzman e Andrey Rublev como potenciais adversários. Contra o argentino são 13 vitórias e apenas uma derrota, sendo o último jogo na semifinal de Roland-Garros 2020. Da mesma forma, o retrospecto contra o russo também é positivo, sendo duas vitórias e uma derrota, com o revés acontecendo no Masters 1000 de Monte-Carlo deste ano.

Desde já, a semifinal reserva a Nadal um embate contra seus dois maiores rivais. Nesse sentido, poderá enfrentar Novak Djokovic ou Roger Federer. Em 16 jogos no saibro contra o suíço, o espanhol venceu 14, seis deles na terra batida de Paris. Contra o sérvio, são oito confrontos em Roland-Garros, inclusive a última final, com sete vitórias do Toro Miúra. Por fim, a grande final reserva Alexander Zverev ou Stefanos Tsitsipas, campeões dos Masters 1000 de Madrid e Monte-Carlo, respectivamente.

Novak Djokovic

Vencedor em 2016 e atual vice-campeão do torneio, Novak Djokovic começa a 1ª rodada enfrentando Tennys Sandgren. Para a 2ª rodada, o adversário fica entre Lucas Pouille e Pablo Cuevas, tendo jogado apenas contra o francês na carreira. Logo depois, o sérvio vê Ugo Humbert, cabeça de chave 29, como provável oponente. Já nas oitavas, Nole terá seu caminho mais complicado, pois pode encarar David Goffin ou Alex de Minaur. Contra o belga, foram oito jogos, vencendo sete, um deles em Roland-Garros, no ano de 2013.

Mais à frente, as quartas de final reservam ao número um do mundo Matteo Berrettini, campeão do ATP 250 de Belgrado, ou a lenda Roger Federer. Em 50 jogos disputados contra o suíço, são 27 vitórias, com a última ocorrendo no Australian Open de 2020. Igualmente, tem retrospecto positivo contra o italiano, já que venceu o único jogo entre eles.

Em suma, a semifinal trará para Djokovic um novo embate contra Rafael Nadal, ou Andrey Rublev. Ao passo que encarou o espanhol 57 vezes, o sérvio leva ligeira vantagem no confronto, já que venceu 29 jogos e perdeu 28. Por último, a finalíssima guarda Alexander Zverev ou Stefanos Tsitsipas, dois adversários que perdeu apenas duas vezes. Além disso, venceu ambos em Roland-Garros, sendo quartas em 2019 contra o alemão e semifinal em 2020 contra o grego.

Stefanos Tsitsipas

Tendo conquistado o Masters 1000 de Monte-Carlo e o ATP 250 de Lyon, Stefanos Tsitsipas inicia sua campanha contra Jérémy Chardy. Posteriormente, a 2ª rodada traz ao grego Sebastian Korda, finalista do ATP 250 de Parma. Pela 3ª rodada, o adversário deverá ser John Isner, cabeça de chave 31, e que vem de quartas de final no Masters 1000 de Madrid.

Nas oitavas, seu oponente deve ficar entre Milos Raonic e Pablo Carreño Busta, tendo perdido os dois jogos que fez contra o canadense e vencido os dois que fez contra o espanhol. Em caso de quartas, a dificuldade cresce, pois tem Daniil Medvedev ou Grigor Dimitrov pela frente. Enfrentando o russo, venceu apenas uma vez em sete jogos. Já encarando o búlgaro tem vitória na terra batida de Paris nas oitavas de final do ano passado.

Logo depois, TsitsipasAlexander Zverev ou Dominic Thiem como adversário da semifinal. Ainda este ano, perdeu a final do ATP 500 de Acapulco para o alemão, mas tem mais vitórias no confronto, 5 x 2. Contra o austríaco, um triunfo e uma derrota em jogos no saibro, inclusive perdendo em Roland-Garros 2018. Em caso de final, o grego terá Rafael Nadal ou Novak Djokovic pela frente. Recentemente, encarou o espanhol na final do ATP 500 de Barcelona, e o sérvio nas quartas de final do Masters 1000 de Roma.

Dominic Thiem

Vice-campeão por duas vezes – 2018 e 2019 -, Dominic Thiem enfrenta Pablo Andújar na 1ª rodada, e pode ter Federico Coria como adversário na 2ª. Por outro lado, a dificuldade fica um pouco maior já na 3ª rodada, quando Fabio Fognini pode ser seu oponente. Em quatro jogos contra o italiano, são três vitórias e apenas uma derrota, com três jogos no saibro. Da mesma forma, as coisas se mantêm complicadas nas oitavas, porque a possibilidade de confronto será contra Casper Ruud, campeão do ATP 250 de Genebra e que faz ótima campanha na terra batida.

Caso alcance quartas de final, ThiemAlexander Zverev ou Roberto Bautista Agut em seu caminho. Contra o alemão o retrospecto é totalmente positivo, já que venceu oito de 11 jogos entre eles, dois deles em Roland-Garros, um em 2016 e outro em 2018. Entretanto, contra o espanhol tem apenas um triunfo em cinco partidas, todas em quadras rápidas.

Logo depois, a semifinal reserva ao austríaco Stefanos Tsitsipas ou Daniil Medvedev. Ao passo que jogou contra ambos pela última vez no ATP Finals 2020, Thiem só perdeu uma partida no saibro contra os dois, no ATP 500 de Barcelona 2018 para o grego. Numa possível final, o jogador tem Novak Djokovic ou Rafael Nadal como oponentes. Em quatro embates contra o Toro Miúra em Roland-Garros, foram quatro derrotas, duas delas na final. Em contrapartida, em três confrontos contra o sérvio também em Paris, tem duas vitórias e apenas uma derrota.

JOGOS INTERESSANTES DA 1ª RODADA DE ROLAND-GARROS 2021

Lucas Pouille vs. Pablo Cuevas

Lorenzo Musetti vs. David Goffin

Félix Auger-Aliassime vs. Andreas Seppi

Jannik Sinner vs. Pierre-Hugues Herbert

Albert Ramos-Vinolas vs. Gael Monfils

Philipp Kohlschreiber vs. Fernando Verdasco

Nikoloz Basilashvili vs. Dusan Lajovic

Jan-Lennard Struff vs. Andrey Rublev

Miomir Kecmanovic vs. Daniel Evans

Casper Ruud vs. Benoit Paire

Alejandro Davidovich Fokina vs. Mikhail Kukushkin

Marton Fucsovics vs. Gilles Simon

Pablo Andújar vs. Dominic Thiem

Stefanos Tsitsipas vs. Jérémy Chardy

Milos Raonic vs. Thiago Monteiro

Steve Johnson vs. Francis Tiafoe

Juan Ignacio Londero vs. Cristian Garín

Jaume Munar Clar vs. Jordan Thompson

Foto Destaque: Reprodução/Christophe Guibbaud/FFT

Márcio Moreno

1xBet


Related Post