São Paulo e Palmeiras se enfrentam na final do Campeonato Paulista 2021. (Foto: Divulgação/Twitter/Paulistao)

Neste domingo (16), São Paulo e Palmeiras garantiram vaga para a grande final do principal estadual do país. Eles derrotaram Mirassol e Corinthians, respectivamente. Enquanto o Tricolor do Morumbi fez a melhor campanha do torneio na fase classificatória, o Alviverde usou muito da base para testes e se classificou com alguns sustos. Após 29 anos, os dois clubes vão se enfrentar em uma final do estadual. Esse foi o destaque da semana no futebol nacional.

A ÚLTIMA FINAL ENTRE OS DOIS TIMES

Antes de mais nada, o ano era 1992. São Paulo e Palmeiras duelaram na grande final do Paulista daquele ano. Em meio a busca pelo seu 1° título mundial diante do Barcelona, o Tricolor Paulista enfrentou mais um grande time em uma final. Era o Palmeiras da “Era Parmalat”, uma das potências do futebol brasileiro na época. O Verdão tentava impedir mais um título do vizinho de CT (Centro de treinamento). O Soberano era o time a ser batido no período e nessa final, não foi derrotado.

Advertisement

O São Paulo venceu o primeiro jogo da decisão por 4 x 2 (com 3 gols de Raí e um de Cafu), no dia 5 de dezembro. Uma semana depois, o time viajou ao Japão e foi pela primeira vez campeão mundial, vencendo o Barcelona (2 x 1). Na volta, no dia 20 de dezembro, venceu outra vez o Palmeiras (2 x 1, com gols de Müller e Toninho Cerezo), e garantiu o bicampeonato estadual no Morumbi lotado.

SÃO PAULO

Primeiramente, o São Paulo vem sendo a melhor equipe desse Paulistão 2021. Além de conseguir a melhor campanha na fase classificatória, é o que melhor tem jogado. Logo, não é estranho de se apontar um leve favoritismo ao time de Crespo. Desde que o argentino assumiu a equipe nessa temporada, a campanha no estadual é excelente. São dez vitórias, três empates e apenas uma derrota, em 14 jogos. Além disso, conta com o melhor ataque da competição com 36 gols marcados. Os dois times se enfrentaram pela primeira fase no Allianz Parque, e o Tricolor venceu o Choque-Rei por 1 x 0, gol de Pablo.

Logo depois veio a fase eliminatória. O São Paulo enfrentou a Ferroviária pelas quartas-de-final no estádio do Morumbi. Vitória fácil, de goleada, 4 x 2. Os gols foram marcados por Gabriel Sara, Liziero, Igor Vinicius e Pablo. Posteriormente chegou a semifinal contra o algoz da última temporada, o Mirassol. Mais uma vez o jogo foi no Morumbi, mas dessa vez não houve zebra, Mais uma goleada Tricolor, 4 x 0. Balançaram as redes: Pablo, Gabriel Sara, Arboleda e Luciano.

PALMEIRAS

A princípio, o Palmeiras antes mesmo do campeonato começar, foi unânime apostar que chegaria na final. E não é por acaso. Afinal de contas, é o atual campeão paulista e vive uma excelente fase. Em suma, conquistou além do estadual, a Copa Libertadores e a Copa do Brasil 2020. O time de Abel Ferreira tratou o torneio como se fosse um laboratório. Houveram muitos testes com a base e isso quase custou a classificação. Devido ao calendário muito apertado, por conta do alto número de jogos e a prioridade na Copa Libertadores, o Verdão esteve muito perto da eliminação, mas a qualidade do elenco foi boa o suficiente para reverter.

Logo, nas quartas-de-final o Palmeiras enfrentou o perigoso time do Red Bull Bragantino. Jogando no estádio Estádio Nabi Abi Chedid, o Verdão venceu por 1 x 0, gol de Rony. Nas semis, enfrentou o Corinthians no Derby. Jogando na Neo Química Arena, vitória do time de Abel por 2 x 0 (Victor Luíz e Luiz Adriano).

Assim, São Paulo e Palmeiras voltam a decidir o título do Campeonato Paulista no final do mês de maio. Você pode conferir os principais destaques da final aqui, no FNV Sports.

Foto Destaque: Divulgação/Twitter/Paulistao

Wallace Souza
Olá! Meu nome é Wallace. Estudo jornalismo na UNINOVE. Escolhi o curso, porque amo escrever. Sou um apaixonado por esportes (futebol, automobilismo, basquete, etc) e gostaria de passar para o público a minha paixão por esse segmento juntando tanto o curso que gosto, quanto os esportes que amo.

1xBet


Related Post