EUA são os primeiros campeões olímpicos de basquete 3x3

Nesta quarta-feira (28), os Estados Unidos sagraram-se campeões do basquete 3×3 feminino ao derrotarem o Comitê Olímpico Russo (ROC) por 18 x 15, no Aomi Urban Sports Park. Assim, a seleção norte-americana triunfou a melhor campanha da competição – com apenas uma derrota. Com isso, os EUA entram para a história como os primeiros vencedores da modalidade em Olimpíadas.

Por outro lado, as atletas russas ficaram com a medalha de prata. Enquanto isso, a China ganhou o bronze ao bater a França por 16 x 14 no mesmo dia.

Advertisement

FAVORITISMO DOS EUA

Composto por atletas da WNBA, os EUA eram favoritos ao ouro antes mesmo do torneio começar. Principalmente por conta da lesão recuperada de sua principal atleta, Kelsey Plum. Assim, após quase 12 meses de incertezas, sua presença foi garantida. Desta forma, a atleta do Las Vegas Aces terminou como cestinha da competição com 55 pontos.

Ao longo do torneio, ficou evidente a superioridade da atletas americanas. Nos sete jogos durante a fase classificatória, houve apenas uma derrota. Esta veio para o Japão (20-18) – no último jogo, quando já estavam garantidas nas semifinais.

FASE FINAL DO BASQUETE 3×3

Os mata-matas do basquete 3×3 feminino começaram na fase quartas de final. Deste modo, a 3ª colocada China derrotou a 6ª colocada Itália, por 19 x 13. No outro jogo da mesma fase, a 4ª colocada França superou o 5º colocado Japão por 16 x 14.

Diante disso, as semifinais foram disputadas em dois jogos eliminatórios: EUA x França e ROC x China. Assim, as favoritas se confirmaram na grande decisão. As norte-americanas venceram as francesas por 18 x 16. Enquanto isso, as atletas da Rússia ganharam das chinesas por 21 x 14.

Desta forma, a disputa por medalhas estava definida. Na decisão do 3º lugar , a China venceu a França por 16 x 14 e levou o bronze.

VITÓRIA HISTÓRICA

A grande final foi decidida entre EUA e ROC, às 9h55 (horário de Brasília). A partida foi movimentada e intensa, com muita disposição em ambas as equipes. Com isso, o placar foi apertado e não chegou ao limite de 21 pontos, terminando 18 x 15 para as americanas.

A equipe composta por Stefanie Dolson, Allisha Gray, Kelsey Plum e Jackie Young tornou-se a primeira vencedora do basquete 3×3 em uma edição de Jogos Olímpicos. Histórico.

Não menos importante, as atletas da Rússia também fizeram história. Assim, Evgeniia Frolkina, Olga Frolkina, Yulia Kozic e Anastasiia Logunova ficaram com a medalha de prata.

Foto destaque: Divulgação/FIBA

Victor Linjardi

Bet 7


Related Post