Bottas

Após domínio completo de Lewis Hamilton no primeiro treino livre em Monza, que aconteceu nesta sexta-feira (10), Valtteri Bottas surpreendeu com a boa performance e garantiu a pole position do sprint no Grande Prêmio da Itália da Fórmula 1.

Ao mesmo tempo, seguindo o finlandês temos Lewis Hamilton em 2º, Max Verstappen em 3º e Lando Norris em 4º. Assim, a Mercedes faz dobradinha na primeira fila da corrida sprint, que acontecerá neste sábado (11) e que define o grid de largada da prova do domingo (12), às 10h (horário de Brasília).

Apesar da surpreendente conquista, Bottas não acrescenta uma pole position em seu currículo, isso porque a disputa de hoje define apenas a ordem de largada para a corrida sprint, novidade da Fórmula 1 na temporada 2021.

Sobre a corrida sprint

Assim como no Grande Prêmio da Grã-Bretanha, Monza será a segunda etapa de testes da corrida sprint da Fórmula 1. No sábado, acontece o segundo treino livre e, algumas horas depois, a sprint.

Por fim, além de determinar o grid da prova, a corrida de 100 km dará pontos para o pódio. São três pontos para o 1º colocado, dois pontos para o 2º e um ponto para o 3º.

Classificação do Q1

A princípio favorito para o dia, Lewis Hamilton foi o destaque do Q1, marcando 1m20s543. Logo atrás, na 2ª colocação, seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas com +0.142. Para fechar as duas primeiras filas, na 3ª posição tivemos Lando Norris, que marcou +0.373, e o atual líder da temporada, Max Verstappen, na 4ª colocação, fazendo +0.492.

Por outro lado, quem não surpreendeu ficou de fora. Foram eliminados Nicholas Latifi (Williams), Yuki Tsunoda (AlphaTauri), Mick Schumacher (Haas), Robert Kubica (Alfa Romeo) e Nikita Mazepin (Haas).

Classificação do Q2

Da mesma forma que o Q1, nada diferente entre os quatro primeiros colocados. Hamilton manteve o favoritismo com o tempo de 1m19s936, em uma etapa que viu muito tráfego e falta de comunicação entre pilotos e equipes. Novamente, Bottas em 2º, Norris em 3º e Verstappen em 4º.

Foram eliminados Sebastian Vettel e Lance Stroll (Aston Martin), Fernando Alonso e Esteban Ocon (Alpine) e George Russell (Williams).

Classificação do Q3

Nos último minuto do Q3, quase todos os pilotos abriram volta e Bottas, que está em sua última temporada com a Mercedes, fez 1m19s555, conseguindo a 1ª colocação para a corrida sprint de amanhã (11). Hamilton manteve a boa performance do fim de semana e garantiu a 2ª colocação, com +0.096.

As grandes surpresas da classificatória foram os pilotos Daniel Ricciardo (McLaren) e Antônio Giovinazzi (Alfa Romeo), que tiveram uma ótima evolução nas últimas semanas. Verstappen ficou com na 3ª posição, enquanto Norris ficou com a 4ª.

Foto Destaque: Reprodução/F1

Gabriel Munhoz on FacebookGabriel Munhoz on LinkedinGabriel Munhoz on Twitter
Gabriel Munhoz
Jornalista e entusiasta de esportes há mais de uma década. Talvez você me encontre por projetos de futebol, fórmula 1 e luta livre. Conhecido por mandar muitos áudios. The artist formerly known as CJ.

Cyber


Related Post