Brasil medalha Vela Martine Grael e Kahena Kunze (Reprodução/Reuters)

Nesta terça-feira (3), Martine Grael e Kahena Kunze trouxeram o ouro olímpico para o Brasil na Vela. Dessa maneira, as atletas largaram bem e só administraram a prova com tranquilidade. Ademais, na última regata, elas ficaram em terceiro lugar, mas à frente das adversárias diretas pelo título. Sendo elas: as holandesas Annemiek Bekkering e Anette Duetz, e as alemãs Tina Lutz e Susann Beucke.

O ouro veio na vela classe 49er FX, se tornando a 19ª medalha da vela brasileira em Olimpíadas. Dessa forma, é o bicampeonato olímpico da dupla, além de uma tradição familiar. Martine Grael é filha do também bicampeão olímpico Torbel Grael e Kahena Kunze é filha de Claudio Kunze, campeão mundial juvenil nos anos 1980.

Advertisement

Com o resultado, as duas são as primeiras pessoas, entre mulheres e homens, do Brasil a levar dois ouros olímpicos seguidos na vela. Ademais, é o terceiro ouro brasileiro nas Olimpíadas de Tóquio. Os outros foram: Ítalo Ferreira, no surfe, e Rebeca Andrade, na ginástica. Por fim, as meninas falaram sobre a conquista:

“Ainda não caiu a ficha. Está difícil de acreditar. Foi uma semana muito difícil de velejar”, fala Martine.

“Foi um campeonato de recuperação. No primeiro dia, aconteceram coisas e parecia que o ouro estava longe”, disse Kahema.

“Como um legado”, dizem as duas, que esperam inspirar outras meninas.

Martine e Kahena foram muito consistentes durante toda a competição. Dessa maneira, nas 12 regatas, conseguiram duas vitórias e estiveram sempre entre as primeiras colocadas. Portanto, chegaram na última regata dependendo de si apenas para sair com a medalha de ouro. Mesmo estando empatadas em pontos (atrás no critério de desempate) com a Holanda.

Foto Destaque: Reprodução/Reuters

Gabriel Yudi
Sou aluno de Jornalismo da PUC-SP (4/8). Sou um grande fã de futebol e do Pelé. Meus sonhos são cobrir uma Copa do Mundo em loco e dar um espelho para que pessoas iguais a mim, asiáticos, tenham alguém para se inspirar.

Related Post