Brasil x Argentina

Brasil x Argentina, um dos clássicos mais quentes do futebol mundial, terá mais um capítulo neste sábado (10). Desta vez, pela final da Copa América 2021, os países rivais irão se enfrentar para decidir quem ocupará o ponto mais alto do futebol das seleções da américa do sul.

Afinal de contas, falou em decisão, falou em seleção canarinho contra a seleção alvi-celeste. Copa das Confederações e os antigos Super Clássicos das Américas também fazem parte desta história.

Advertisement

Assim, vamos acompanhar por quantas vezes Brasil x Argentina decidiram, entre sí, quem levaria o troféu pra casa.

Super Clássico das Américas

Primeiramente, é importante falarmos da primeira decisão entre brasileiros e argentinos. O Super Clássico, ou Copa Roca, era uma decisão apenas entre os dois países, disputada em dois jogos. A primeira edição foi em 1914, que contou com a vitória da seleção canarinho pelo placar agregado de 1 x 0. Ao todo, nesta competição, o Brasil tem 11 títulos enquanto nossos hermanos possuem apenas quatro troféus. O curioso destas decisões é que, em 1971, após o placar se manter empatado também na prorrogação da segunda partida, o título foi dado aos dois países.

Copa das Confederações

Muitos brasileiros se lembram de uma das mais perfeitas exibições de futebol da história da seleção. Estrelas como Ronaldinho, Adriano, Kaká e Robinho formavam um ataque potente, que deu muita esperança em relação a conquista do hexa na Copa do Mundo de 2006. Porém, mesmo que a sexta estrela não tenha vindo no ano seguinte, tivemos um belo presente na única final de Copa das Confederações entre as equipes. Assim, contra a Argentina, o Brasil deu show. Dois gols de Adriano, um de Kaka e um Ronaldinho completaram a goleada. Aimar fez para a Alvi-celeste, mas de nada adiantou.

Copa América

O 2º torneio com mais finais entre brasileiros e argentinos é este. Por mais que sejam, através do tempo, as seleções mais fortes da América do Sul, apenas por três vezes chegaram juntos para decidir quem seria o melhor do continente. A primeira final foi em 1937 e, diferente da 1ª Copa Roca, o troféu ficou com os nossos hermanos. Entretanto, após esta conquista, nas outra duas finais, 2004 e 2007, o Brasil se sagrou campeão.

Agora, mais uma vez, Brasil x Argentina é o jogo de futebol mais importante de toda América. A seleção “visitante” pode vencer a 2ª final e se igualar a seleção mandante, ou a vantagem só aumentará. De qualquer modo, isso nós só saberemos quando o juiz apitar e a decisão começar. Neymar de um lado, Messi de outro. É muita qualidade, rivalidade e história ao mesmo tempo dentro de campo. À nós cabe apenas torcer e aproveitar de mais um capítulo do maior clássico de seleções da América.

Destaque: Reprodução/ Sergio Pinto/CBF

Victor Chagas
Estudante de jornalismo pela faculdade de Belas Artes. Teve um blog, onde comentava as rodadas do campeonato brasileiro de 2011, mas não prosseguiu com o projeto. Formado em engenharia civil, mas nunca deixou o sonho de ser jornalista esportivo para poder chegar a trabalhar em profissões como a de setorista, repórter de campo, assessor de imprensa e narrador esportivo (com foco em rádio).

Cyber


Related Post