E nesta quinta-feira começa as disputas da WSL Finals que contará com quatro brasileiros, Gabriel Medina o líder do campeonato, seguido por Ítalo Ferreira, Filipe Toledo e representando o feminino teremos a única representante Tatiana Weston-Webb. A final inédita acontecerá em Lower Trestles na Califórnia nos Estados Unidos.
Carregou? Olha o time de peso que vai competir no #RipCurlWSLFinals, a janela abre AMANHÃ! Quem você acha que leva o troféu pra casa?
AdvertisementAssista ao #WSLFinals de 9 a 17 de setembro.#WSLBrasil pic.twitter.com/cCchWiwkcy
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) September 8, 2021
Além disso, essa será a primeira vez na história que o melhor surfista e a melhor surfista da temporada Liga Mundial de Surf serão definidos apenas em um dia de disputas.
O novo formato
Para essa edição, o primeiro brasileiro a entrar no mar será Filipe Toledo. O surfista natural de Ubatuba (Litoral Norte), irá disputar a bateria com o vencedor do duelo entre o americano Conner C., 4ª no ranking mundial, e o australiano Morgan C. 5ª.
Follow World Number 1, @gabriel1medina's rise to the #ripcurlwslfinals Sept 9-17th. @ripcurl pic.twitter.com/Gz1v7WWpUO
— World Surf League (@wsl) September 9, 2021
Entretanto, caso Toledo avance no campeonato, ele vai enfrentar o segundo do ranking mundial, o brasileiro Ítalo Ferreira e o vencedor desse possível duelo irá disputar com o líder, Gabriel Medina, uma série de melhor de três, que irá definir o campeão mundial de 2021.
The path to the 2021 World Title.
Watch the #ripcurlwslfinals, Sep 9-17 on https://t.co/ie0ZfMVLPY. @ripcurl pic.twitter.com/AF0yszOrOl— World Surf League (@wsl) August 29, 2021
Já para a disputa feminina, Tati, está na mesma situação que o brasileiro Ítalo. Isso porque, por serem o segundo do mundial, Webston-Web terá que aguardar a francesa Johane D. quinto lugar, e as australianas Stephanie G. e Sally F. se enfrentarem.
.@tatiwest está com o backside de quem quer ser a primeira brasileira a ganhar um título mundial.
Assista ao #RipCurlWSLFinals de 9 a 17 de setembro para descobrir se a Tatiana Weston-Webb vai conseguir realizar esse feito.#WSLBrasil #WSLFinals pic.twitter.com/BxEEw7W5mc
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) September 9, 2021
Além disso, passando pela sua adversária, Tati disputará com a líder Carissa Moore, em uma melhor de três.
The path to the 2021 World Title.
Watch the #ripcurlwslfinals, Sep 9-17 on https://t.co/ie0ZfMVLPY.@ripcurl pic.twitter.com/PLyKN7hycy— World Surf League (@wsl) August 29, 2021
Porque da mudança?
Por fim, após quase 4 décadas disputando o WSL por pontos corridos, esse ano eles resolveram mudar o formato. Isso porque foi um ano marcado pelo cancelamento de algumas etapas por conta da pandemia do Covid-19.
No total, foram 7 disputas das 10 provas planejadas para a temporada para que pudessem definir os 5 finalistas de cada gênero.
Foto Destaque: Reprodução/WSL