Calendário de jogos da Série B do Campeonato Brasileiro

A Série B do Campeonato Brasileiro promete agitar a disputa por uma vaga na primeira divisão do futebol nacional em 2024. Nesta temporada, 20 equipes irão em busca do acesso, e o calendário promete ser agitado.

Até o momento, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) não definiu o calendário de jogos, com a agenda de partidas que cada uma das equipes irá disputar ao longo da temporada.

No entanto, os torcedores e fãs da Série B já podem ficar por dentro de algumas novidades que acontecerão nesta temporada de 2024, incluindo o período de disputa da competição.

Este ano, a Série B do Brasileirão será disputada entre os dias 20 de abril e 26 de novembro. Ao todo, serão 38 rodadas que definirão quatro rebaixados para a teceira divisão e quatro classificados para a elite do futebol brasileiro.

Como funciona o calendário da Série B?

A Série B do Campeonato Brasileiro segue um calendário anual, geralmente iniciando entre abril e maio, com 20 equipes disputando pontos corridos em 38 rodadas. O acesso à Série A é conquistado pelas quatro melhores equipes.

Por outro lado, quatro piores equipes são rebaixadas para a Série C. A temporada regular encerra no final do segundo semestre, geralmente no mês de novembro.

Em cada temporada da Série B do Campeonato Brasileiro, o calendário pode ser influenciado por intervalos para competições nacionais e internacionais como, por exemplo, a Copa do Brasil e a Copa América. O calendário segue o cronograma abaixo:

  1. Início da temporada: A Série B geralmente tem seu início entre os meses de abril e maio, com a realização das primeiras rodadas da competição ao final dos campeonatos estaduais.
  2. Sistema de pontos corridos: O torneio é disputado em formato de pontos corridos, com as 20 equipes participantes se enfrentando em jogos de ida e volta ao longo de 38 rodadas. Cada equipe joga contra todas as outras duas vezes, alternando entre jogos em casa e fora.
  3. Pausas para outras competições: Durante o calendário da Série B, podem ocorrer intervalos para competições como a Copa do Brasil e a Copa América, que afetam o cronograma de jogos.
  4. Fim da temporada: A temporada da Série B do Campeonato Brasileiro geralmente é encerrada no segundo semestre, no mês de novembro,após a realização das 38 rodadas.
  5. Definições da tabela: as quatro equipes que terminam nas primeiras posições garantem o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, enquanto as quatro últimas são rebaixadas para a terceira divisão do futebol nacional.

Próximas partidas da Série B do Brasileirão

Terça-feira 26 Novembro

CRB

CRB

Operario PR

Operario PR

14:00

Coritiba

Coritiba

Botafogo SP

Botafogo SP

14:00

Guarani

Guarani

Ceara

Ceara

14:00

Sport Recife

Sport Recife

Santos

Santos

14:00

Goias

Goias

Gremio Novorizontino

Gremio Novorizontino

14:00

America MG

America MG

Brusque

Brusque

14:00

Mirassol

Mirassol

Chapecoense

Chapecoense

14:00

Avai

Avai

Ponte Preta

Ponte Preta

14:00

Paysandu

Paysandu

Vila Nova

Vila Nova

14:00

Ituano

Ituano

Amazonas FC

Amazonas FC

14:00

Os favoritos para a temporada 2024 da Série B: quem vai garantir o acesso?

Nesta temporada de 2024, a Série B voltará a contar com um gigante do futebol brasileiro. Dessa vez, o Santos Futebol Clube. Pela primeira vez na história, o Peixe disputará a segunda divisão, e chega ao torneio com a ‘obrigação' de se classificar entre os quatro.

Considerando o poderio financeiro e toda a sua tradição, a equipe da Vila Belmiro desponta como uma das favoritas para a busca por uma vaga entre os quatro primeiros colocados na competição.

Além do Peixe, todas as outras três equipes que foram rebaixadas na Série A de 2023 chegam com boas condições de acesso. América-MG, Goiás e Coritiba tiveram passagens recentes pela segundona, o que deve facilitar o processo de adaptação à liga.

Correndo por fora, é possível destacar três equipes: o Sport, o Vila Nova e o CRB, que brigaram até as últimas rodadas por um acesso na última temporada, mas acabaram permanecendo na segundona.

Outras duas equipes também podem surpreender, e elas vêm diretamente do interior de São Paulo. Em 2023, Mirassol e Novorizontino fizeram grandes campanhas e, nesta temporada, prometem brigar novamente na parte de cima da tabela.

Os melhores jogos da Série B de 2024

Neste ano de 2024, os torcedores poderão acompanhar a presença de sete equipes paulistas na disputa da Série B. De modo geral, os confrontos regionais acontecerão ao longo de quase todas as rodadas da competição.

Santos, Novorizontino, Mirassol, Ituano, Guarani, Ponte Preta e Botafogo-SP estão na briga desta temporada de 2024 e integram 35% da lista de equipes que irão disputar o torneio.

O clássico de Campinas (SP), disputado entre Guarani x Ponte Preta, é um dos destaques. Além disso, Goiás e Vila Nova voltarão a se enfrentar e prometem agitar o futebol do Centro-Oeste brasileiro.

Lucas Gervazio
Lucas Gervazio

Jornalista, 25 anos. Trabalho como redator de conteúdo há mais de 3 anos, com experiência em esportes e especialização em futebol. Atualmente, auto como escritor diário no portal FNV Sports.

Articles: 531
Segundona Brasil by FNVSports > Blog > Calendário > Calendário de jogos da Série B do Campeonato Brasileiro