A Série B do Brasileirão já foi palco para grandes clubes. Jogar a segunda divisão do futebol brasileiro não é um planejamento que está no cronograma das equipes, mas as quedas são cada vez mais normais.
Clubes tradicionais sempre passam pela Série B e, embora não fiquem por muito tempo na liga, acabam ficando marcado pelas suas campanhas na segunda divisão do futebol nacional.
Hoje, neste guia abaixo, trouxemos 5 clubes que já levataram a taça da Série A do Brasileirão e, ao longo das suas respectivas histórias, tiveram que disputar também a segunda divisão.
Lista com todos os campeões da Série A que já estiveram na Série B do Campeonato Brasileiro
Apenas clubes tradicionais no Brasil já atingiram o feito de conquistar a primeira divisão do futebol nacional. Afinal, não é fácil superar os times mais populares do país em um torneio que preza pelo equilíbrio ao longo da temporada.
Por vezes, no entanto, eles viveram momentos conturbados em suas histórias e marcaram presença na segundona. Confira a lista abaixo de campeões da Série A que já estiveram na Série B:
Guarani
O Guarani é o único clube do interior do Brasil a vencer a Série A, e é também o campeão da primeira divisão com mais participações na Série B, contabilizando 18 ao todo. Com o título da elite em 1978, o Bure é uma equipe tradicional e muito popular. No entanto, ao longo dos anos, atravessa períodos de instabilidade. Sua última participação na elite do futebol brasileiro foi em 2010.
Sport
O Sport é um dos clubes mais tradicionais do Nordeste brasileiro. Em campo, a equipe rubro-negra conquistou a Série A em 1987, mas acumula 15 participações na segunda divisão. Conhecido por sua torcida apaixonada, o Leão da Ilha tem uma rica história no futebol brasileiro e é um dos clubes mais importantes do país.
Coritiba
O Coritiba é outro campeão da Série A que contabiliza diversas participações na segundona, sendo 14 ao todo. A equipe paranaense tem um título da Série A , conquistado em 1985, mas uma longa história no futebol brasileiro. Em 2024, o Coritiba está de volta à disputa da Série B e tenta garantir o seu retorno à elite do Brasileirão.
Bahia
O Bahia contabiliza dois títulos da Série A (1959 e 1988) e também já marcou presença na segundona. Com uma das torcidas mais apaixonadas do Brasil, o Esquadrão vive hoje uma fase diferente e tenta se estabelecer na elite do futebol nacional. Ao longo dos anos, porém, o clube passou por períodos de instabilidade que o levaram à segunda divisão.
Athletico Paranaense
Apesar de viver um momento totalmente diferente da sua história, o Athletico Paranaense já esteve na Série B em 6 edições. Com um título da Série A conquistado na temporada de 2001, a equipe rubro-negra tem uma história de grande sucesso recente, com uma nova gestão de negócios que é referência no futebol brasileiro
Vasco da Gama
O Vasco é um dos clubes mais populares do Brasil. Tetracampeão da Série A (1974, 1989, 1997, 2000), o Gigante da Colina tem uma rica história no futebol brasileiro. Suas participações recentes na Série B, que totalizam 5 temporadas, são reflexos das dificuldades financeiras e administrativas que o clube enfrenta na atual gestão.
Palmeiras
Mesmo com um dos times mais temidos do futebol sul-americano nos dias de hoje, o Palmeiras também já esteve na segundona. Com 12 títulos da Série A, o Verdão já esteve na Série B em duas ocasiões, nos naos de 2003 e 2013. Na época, o clube vivia uma fase de reestruturação, mas hoje é exemplo de gestão financeira e esportiva.
Botafogo
O Botafogo também já viveu os seus dias de preocupação para a torcida. Com dois títulos da Série A, conquistados em 1968 e 1995, o Glorioso tem uma rica tradição de jogadores lendários e um estilo de jogo característico. Suas três participações na Série B, nos anos de 2003, 2015 e 2021, fizeram parte de ciclos instáveis do clube, que hoje é comandado por uma SAF internacional.
Grêmio
O torcedor do Grêmio também já vivenciou a disputa na segundona, em duas ocasiões. Bicampeão da Série A do Brasileirão, (1981, 1996), o Imortal Gaúcho tem uma rica história de conquistas nacionais e internacionais, mas já carimbou presença na Série B. Sua participação acontecem em três temporadas, 1992, 2005 e, recentemente, em 2021.
Cruzeiro
A história do Cruzeiro com a Série B é recente. Tetrcampeão da Série A (1966, 2003, 2013, 2014), o clube celeste participou da segunda divisão do futebol brasileiro por três temporadas seguidas. Após a compra da SAF, que hoje é majoritariamente do empresário e ex-jogador Ronaldo, a equipe mineira tenta se reestruturar para voltar a brilhar no cenário do futebol brasileiro.
Corinthians
Até o Corinthians já jogou a segundona do Brasileirão. Com sete títulos da primeira divisão em sua galeria de troféus, o Timão tem uma história rica e uma das maiores torcidas do Brasil. Na Série B do Brasileirão, a equipe foi comandada por Mano Menezes em 2008 e fez uma das melhores campanhas da história dos pontos corridos do torneio.
Fluminense
O Fluminense também já viveu momentos complicados dentro de campo. Com quatro títulos da Série A (1970, 1984, 2010, 2012), a equipe carioca já caiu para a segunda divisão nos anos 1990, em um dos períodos mais polêmicos da história do clube. Sua participação na segundona aconteceu na temporada de 1998.
Atlético Mineiro
Se o Cruzeiro já jogou a segundona em BH, o Galo também já esteve na competição. Tricampeão da Série A do futebol brasileiro, a equipe mineira foi rebaixada no começo dos anos 2000. Na temporada de 2006, Levir Culpi comandou o time alvinegro para uma campanha tranquila, que sacramentou o retorno à elite do Brasileirão.
Internacional
Os torcedores colorados também já vivenciaram uma queda para a segundona. Tricampeão brasileiro (1975, 1976, 1979), o Internacional é dono de uma das histórias mais tradicionais do futebol brasileiro. Na Série B do Brasileirão, a equipe disputou o torneio no ano de 2017 e vivenciou um dos seus últimos períodos de instabilidade recente.
Santos
Recentemente, o Santos foi o mais novo campeão da Série A a disputar a segundona. Com uma campanha ruim no Brasileirão de 2023, o Peixe foi rebaixado na última rodada e, nesta temporada atual, joga pela primeira vez a Série B do futebol brasileiro. Conhecido como um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, o Santos tenta garantir um retorno à elite nesta edição.