Na manhã desta terça-feira (27), na Saitama Super Arena, a China derrotou Porto Rico por 97 x 55. A partida aconteceu pela fase de grupos das Olimpíadas de Tóquio e encerrou os jogos da 1ª rodada. As chinesas venceram todos os quartos e não deram chance às porto-riquenhas, estreantes em Jogos Olímpicos. O grande destaque ficou por conta de Li Yueru, que anotou 21 pontos, pegou 12 rebotes e teve 88% de aproveitamento nos arremessos.
1º quarto
Inaugurando os trabalhos, Li Yueru pegou o próprio rebote e converteu seu primeiro chute. Como resposta, Pamela Rosado marcou os primeiros pontos de Porto Rico nas Olimpíadas em grande estilo, em arremesso de três. Posteriormente, a China foi criando sua vantagem aos poucos, aumentando a gordura com o passar do tempo. Logo, graças ao bom volume ofensivo, a pontuação chinesa já era quase o dobro que da rival. Assim, o período se encerrou tranquilo para as asiáticas: 32 x 17.
2º quarto
O segundo período serviu para as chinesas ficarem ainda mais confortáveis no placar. Li Yueru foi dominante no garrafão, fazendo 12 pontos e pegando importantes rebotes. Ainda mais, a pivô participou do jogo com assistências, sendo uma delas para uma bola de três de Li Meng, segunda maior pontuadora da China. Já pelo lado de Porto Rico, Jazmon Gwathmey acertou dois chutes, mas o aproveitamento da equipe não foi bom, resultando em apenas nove pontos em 10 minutos e uma desvantagem de 27: 53 x 26.
Yueru Li has 14 points on 6/7 shooting to go with 8 boards in a dominant first half display 💪🇨🇳#Tokyo2020 | #Basketball pic.twitter.com/m4RTvSTes8
— FIBA #Tokyo2020 (@FIBA) July 27, 2021
3º quarto
Jennifer O’Neill, um dos destaques de Porto Rico, marcou os primeiros pontos após o intervalo, que parecia que seria diferente, ainda mais depois que Isalys Quiñones acertou um chute de três logo na sequência. Contudo, Li Meng, que teve 50% nas bolas do perímetro, tratou de recolocar as chinesas no comando da partida. Porém, na questão equilíbrio, o terceiro quarto foi o mais parelho, mesmo com a China ainda vencendo a parcial e encaminhando ainda mais seu primeiro triunfo: 71 x 39.
4º quarto
Com uma vantagem enorme, a China rodou bem suas jogadoras e ainda conseguiu vencer mais uma parcial dando show no garrafão. Pan Zhenqi foi um dos nomes do período, fazendo seis dos pontos chineses e chegando à marca dos 11 na partida. Pamela Rosado marcou cinco nos arremessos e foi a cestinha de Porto Rico, com 14. Todavia, a armadora nada mais pôde fazer, já que o mau aproveitamento de sua equipe persistia. Por fim, as chinesas liquidaram a fatura e quase chegaram ao placar centenário: 97 x 55.
China prove far too good, leading from start to finish against a Puerto Rican side making their Olympic debut 🇨🇳
Scores & Stats📊 https://t.co/tvXWKF9g23#Tokyo2020 | #Basketball pic.twitter.com/0Qu8aQWO9c
— FIBA #Tokyo2020 (@FIBA) July 27, 2021
Porto Rico x China – e agora?
Em sua estreia em Jogos Olímpicos, Porto Rico acabou derrotado pela China. O próximo compromisso das porto-riquenhas será no dia 29/7, às 22h (horário de Brasília), contra a Bélgica. Já as chinesas, que conseguiram um grande saldo positivo, encaram a Austrália, no dia 30/7, às 9h. Ambos os jogos são válido pelo Grupo C do basquete feminino.
Melhores momentos – Porto Rico x China
Em breve.
Foto em destaque: Divulgação/FIBA