Na madrugada dessa segunda (26), Eslovênia e Argentina começaram sua caminhada na disputa por medalhas no basquete masculino. Em suma, os europeus liderados por Luka Doncic conseguiram sair com a vitória, pelo placar de 118 x 100. Com isso, o astro da NBA que marcou 48 pontos, 11 rebotes e cinco assistências, mostra que a seleção estreante pode vir a brigar por um lugar no pódio nessa olimpíada.
1° QUARTO
Desde o início do jogo, os eslovenos mostravam estar dispostos a propor o jogo. Desse modo, Doncic marcou três bolas seguidas do perímetro com menos de quatro minutos de jogo. Em suma, os argentinos tentavam uma reação com Facundo Campazzo e Nicolas Brussino. No entanto, o talento de Luka, aliado a boa contribuição de seus companheiros como Zoran Dragic, consolidou o começo da partida europeu. Sendo assim, o placar final do 1° quarto foi 32 x 22 para a Eslovênia.
2° QUARTO
Logo no início do segundo quarto, os eslovenos começaram a gerenciar sua vantagem. No entanto, opções técnicas fizeram a Argentina gostar do jogo, fazendo a diferença cair para seis pontos. Portanto, mesmo com Gabriel Deck e Luís Scola buscando a reação para os argentinos, quando Doncic voltou para a quadra, o ataque voltou a funcionar anotando bolas de três e girando muito bem a bola, demonstrando a típica escola do basquete europeu. Com isso, Luka chegou a incríveis 31 pontos antes do intervalo, com uma marca de 11/17 em arremessos de quadra. O período terminou 30 x 18 para a Eslovênia, consequentemente, 62 x 42. Graças a isso, a vantagem já estava consolidada entre 20 e 15 pontos.
Olympic record:
🇧🇷 Oscar Schmidt: 55pts v ESP in 1988
🇸🇮 @Luka7Doncic at half: 31pts v ARG in 2021#Tokyo2020 #Basketball pic.twitter.com/03DrRDjIXB— FIBA #Tokyo2020 (@FIBA) July 26, 2021
3° QUARTO
Com isso, na volta do intervalo, a Argentina buscou colocar pressão para diminuir a diferença. Scola e Campazzo tentaram guiar o time em busca da virada. No entanto, Doncic sempre aparecia para atrapalhar o plano dos argentinos. Dentro ou fora do garrafão, o jogador do Dallas Mavericks mostrava uma dominância exemplar para os eslovenos. Desse modo, o período terminou 26 x 24 para a Eslovênia.
4° QUARTO
Portanto com a vitória já encaminhada em um jogo controlado, Doncic não teve muito tempo de quadra no último quarto, e mesmo com erros defensivos no final da partida, a Argentina não ameaçou em nenhum momento a vitória dos europeus. Desse modo, mesmo vencendo por 34 x 30 no último período, os argentinos foram derrotados pelo placar de 118 x 100.Com os 48 pontos, Luka se iguala a Ed Palubinkas, alcançando a segunda maior marca de um pontuador único na história das olimpíadas. O detentor do recorde é o brasileiro Oscar Schimidt, que anotou 55 pontos em 1988 contra a seleção da Espanha.
48 points and the win on his Olympic debut. Impressive, @luka7doncic. 👏#basketball | #SLO | @fiba pic.twitter.com/xC1OPfWXfN
— Olympics (@Olympics) July 26, 2021
ESLOVÊNIA X ARGENTINA- E AGORA?
Com isso, a Eslovênia pode ter encaminhado a vaga para a próxima fase. O outro jogo do Grupo C entre Espanha e Japão acontece nesse segunda-feira às 9h. Portanto, a Argentina enfrenta a Espanha, na quinta-feira, às 9 da manhã (horário de Brasília).Já a Eslovênia encara o Japão, também na quinta-feira, às 01:40 da manhã (horário de Brasília).
MELHORES MOMENTOS DE ESLOVÊNIA X ARGENTINA
Em breve.
Foto Destaque: Divulgação/FIBA