Após três horas e meia, e quatro voltas, a Fórmula 1 encerrou a ”não-corrida” e Max Verstappen venceu o Grande Prêmio da Bélgica. Isso porque as condições climáticas do dia impediram que os pilotos pudessem competir nesta etapa. Para que a etapa fosse concluída, precisava apenas de quatro voltas (10%) das 44 necessárias. Com isso, a corrida incompleta, o valor da pontuação de todos os pilotos foi computado pela metade.
The moment Max Verstappen was confirmed the race winner in Spa #BelgianGP 🇧🇪 #F1 pic.twitter.com/0iyrCp9owC
Advertisement— Formula 1 (@F1) August 29, 2021
No dia anterior, na classificação para a pole position, o piloto da McLaren Lando Norris derrapou na pista e bateu contra o muro de proteção. Muitos pilotos, como Sebastian Velttel já vinha falando que as condições eram preocupantes.
Ainda, em segundo lugar, tivemos o estreante no pódio, o inglês George Russell da William, que ficou muito feliz com a sua colocação e demonstrou quando recebeu seu troféu. Já o 3º lugar ficou para Lewis Hamilton, que segue líder do campeonato.
A new face on the podium 🙌
Not a bad way to celebrate your 50th race in #F1! #BelgianGP 🇧🇪 @GeorgeRussell63 👏 pic.twitter.com/58f7YKFW16
— Formula 1 (@F1) August 29, 2021
Atraso de três horas
A prova já foi paralisada na primeira volta e não deu nem tempo do safety car sair da pista. Isso porque a chuva estava forte e os pilotos não conseguiam visualizar nada na pista.
🚩 RED FLAG 🚩
All the drivers have returned to the pits #BelgianGP 🇧🇪 #F1 pic.twitter.com/E4mZWX3lf6
— Formula 1 (@F1) August 29, 2021
Isso porque, antes do início da corrida, as chuvas voltaram a aumentar e os pilotos relataram muita dificuldade de visão na pista.
Após três horas de atraso e saindo do pit lane com o safety car na frente a corrida se iniciou com uma contagem regressiva. Mas não durou muito tempo, isso porque, com apenas 13 minutos, a bandeira vermelha foi novamente erguida e parou a corrida.
Perez bate antes de começar a corrida e Verstappen vence
Assim que os carros começaram o aquecimento, o piloto da Red Bull, Sergio Perez, bateu o carro. O veiculo do mexicano deslizou em baixa velocidade contra as barreiras, mas com velocidade para colidir e danificar a suspensão dianteira.
It rained and rained at Spa 🌧🌧🌧
Track conditions were treacherous, and Sergio Perez found out the hard way on his way to the grid before the scheduled start#BelgianGP 🇧🇪 #F1 pic.twitter.com/p8lrWcOWou
— Formula 1 (@F1) August 29, 2021
Além disso, por conta do acidente o piloto ficaria de fora da corrida, mas com a pausa a equipe conseguiu recuperar o carro e Perez votou na última colocação, fazendo com que o piloto conseguisse correr. Assim sendo, a corrida terminou com vitória de Verstappen.