Faltando pouco mais de um mês, resolvemos trazer mais novidades e curiosidades das Olimpíadas. Desta vez, iremos contar a história de alguns recordes improváveis, que aconteceu dentro do maior torneio de esportes do mundo. Além disso, alguns feitos são de mais de 100 anos desse feito e muitos devem continuar por muito tempo com esses números.
Atleta mais jovem a disputar as Olimpíadas e a mais jovem a ganhar uma medalha de ouro
Acima de tudo, o feito histórico aconteceu nos jogos olímpicos de Paris, em 1900. Durante a prova de remo, após um imprevisto, chamaram Marcel Depaillé para disputar, na época com apenas sete anos de idade. Contudo, acabou não vencendo nenhuma prova, mas entrou para a história do torneio.
Vale destacar que entre os brasileiros acontecerá nessa edição, com Rayssa Leal no skate, com recém 13 anos feitos. A “fadinha” como é conhecida supera Talita Rodrigues que jogou as Olimpíadas de 1948, em Londres, quando tinha 13 anos e 242 dias.
13 anos e vai representar o @timebrasil em #Tokyo2020 na estreia do skate olímpico entre as favoritas às medalhas! Parabéns a Rayssa Leal e a todas as atletas classificadas! 👏👏👏🛹 @cbskoficial
👉 https://t.co/80SQtH03Pk pic.twitter.com/Huyckf3QYW
— Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) June 7, 2021
Por fim, quando o assunto é subir ao topo do pódio sendo mais novo é a americana Marjorie Gestring, que disputou os jogos em Berlim, em 1934, nos saltos ornamentais. Da mesma forma, o mais jovem a ganhar uma medalha é o britânico, Henry Clundey que disputou em Estocolmo (1912) faturando a prata com 10 anos.
Atleta mais velho a disputar as Olimpíadas
Por outro lado, o esportista mais experiente a participar dos jogos olímpicos é o sueco Alfred Swahn, com 73 anos e 289 dias, na Antuérpia em 1920. Curiosamente, seu irmão Oscar Swahn recebeu prata na modalidade de Tiro no mesmo ano, sendo o mais velho a ter uma medalha.
Atletas que mais vezes disputaram uma olimpíada
Como resultado, os irmãos italianos Piero e Raimondo d’Inzeo que eram do hipismo participaram de oito jogos olímpicos sendo os atletas que mais disputaram. Decerto, o Brasil possui a jogadora de futebol, Formiga que atuou em seis, indo para a sétima, fazendo o recorde em esportes coletivos juntamente com o espanhol Manuel Estriarte do polo aquático e a russa Evgeniya Artamonova no vôlei.
Seis edições de Jogos Olímpicos (indo pra sétima). Sete Copas do Mundo. Futebolista que mais defendeu a camisa da Seleção Brasileira. Essa é Miraildes, nossa Formiga. Ela está de volta pra casa e eu quero uma repercussão à altura dela. Formiga merece todas as capas do mundo! pic.twitter.com/8KcycevgHK
— Isabelly Morais (@isabellymoraiis) June 7, 2021
Atleta que possui mais medalhas em jogos olímpicos
Este recorde é recente e aconteceu com o nadador Michael Phelps que ao todo possui 28 condecorações em quatro olimpíadas. Phelps também detém a marca de mais medalhas em uma única edição, sendo oito em Pequim (2008). Entretanto, o detentor de mais medalhas de ouro é o americano Ray Ewry, do atletismo, sendo dez ao total nos jogos de 1900, 1904, 1908.
Reggie Miller just said (during the Nuggets Suns broadcast) that Simone Biles is more of a GOAT than Michael Phelps. The blasphemy. pic.twitter.com/EvhbKsEmQs
— Craig Hunt (@xShumpman) June 10, 2021
Países com melhor aproveitamento disputando as olimpíadas em seu territorio
Em primeiro lugar, este feito pertence aos Estados Unidos da América, nos jogos de Saint Louis em 1904, obtendo a incrível marca de 80,5% de aproveitamento nas modalidades disputadas. Por outro lado, o pior rendimento, veio de seus vizinhos o Canadá que foi sede em 1976, obtendo a marca de nenhuma medalha ganha.
Foto Destaque: Reprodução/Twitter Oficial dos Jogos Olímpicos