Copa América no Brasil: vai dar certo?

Bom, março deste ano completou um ano da pandemia de covid-19. Desde então, não só eu, mas todos os amantes do esporte vêm usando o futebol como ferramenta para passar o tempo, já que isto ajuda a nos distrair e relaxar. Claro, outras modalidades também servem como ajuda, contudo, o principal esporte do país envolve inúmeros sentimentos e grandes rivalidades.

Porém, o contexto pelo qual vivemos acaba tirando um pouco daquela emoção. A falta de torcedor nos estádios e a falta do contato com nossos amigos é muito sentido por todos. 2021 era pra ser um grande ano, visto que Olimpíadas e Copa América estão programas para a disputa. Entretanto, o aumento do coronavírus no mundo todo traz preocupação para todos.

Advertisement

COPA AMÉRICA

A princípio, a Argentina seria o país sede do torneio nesta temporada. Todavia, o país dos Hermanos passou a ter uma grande onde de pico de contaminações por conta do vírus. Desse modo, houve a desistência em receber os jogos de todos os países do campeonato. Ou seja,  o país colocou a saúde como prioridade. Embora os times estejam jogando, como Libertadores, por exemplo, eles sabem que esse torneio é diferente. Vale destacar que a Copa América irá durar um mês. Isto é, pessoas de outros países ficarão esse tempo todo lá, o que aumenta mais os riscos.

Por outro lado, a Colômbia descartou a hipótese de receber os jogos. Óbvio que o vírus é um fator que influenciou, porém, os protestos que estão acontecendo mostram que não há condições de jogos ocorrerem por lá. Assim sendo, teoricamente todos imaginavam que a edição deste ano seria cancelada ou adiada para 2022. Mas ai vem o Brasil e muda tudo.

BRASIL

É triste dizer isso, mas nosso país é um dos epicentros da doença até aqui, somente atrás da Índia. Mesmo assim, isso não impediu com que, em meia hora, Jair Bolsonaro aceitasse o convite feito pelo presidente da Conmebol para trazer o torneio. Um absurdo, pois sabemos que uma 3ª onda está para vir. E prefiro nem imaginar o cenário caótico agora em junho.

De antemão, ainda não se pode cravar que a Copa América será no Brasil, já que tudo muda no país. No entanto, só de ter cogitado esta ideia já nos deixa chateados. Vale lembrar que os protocolos que o nosso país faz para os estaduais, para o Brasileirão e até para a Libertadores não necessariamente irão funcionar da mesma forma para receber seleções por um mês. Para isto, seria necessário uma preparação maior e mais segura. Quer dizer, a verdade é que nem deveria ter a competição.

Por fim, o que todos querem é a vacina, isso sim. Alguns já estão com a campanha “Copa América não e Vacina sim”. Todos sabem que a vacinação é o meio pelo qual venceremos este momento delicado. Até lá, não sei se será possível e viável realizar estes torneios grandes. Olimpíadas também não deveriam ocorrer, pois o Japão vacinou menos que o Brasil. Um cenário que jamais imaginaríamos passar.

Foto destaque: Reprodução/Twitter/Uol Esportes

mm
Atualmente, estou no 6º semestre de jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Tenho vontade de trabalhar com jornalismo esportivo, entretanto, não descarto abrir portas para outros caminhos. Ganhei um prêmio de melhor trabalho jornalístico no 5 semestre, onde meu grupo e eu produzimos um site. Estou em busca de encontrar oportunidades no mercado de trabalho.

1xBet


Related Post