Copa do Mundo

Copa do Mundo de 2022 será apenas em novembro, mas aqui no FNV Sports já trazemos análises sobre a maior competição de futebol do planeta. Assim, faremos uma série começando por cada um dos grupos. Quais são os times? Quem são os dois favoritos para avançarem? Alguém pode ser zebra? Quais os principais jogadores de cada seleção? Essas perguntas serão respondidas.

GRUPO C

Antes de mais nada, o Grupo C é um dos mais complicados. Possuí duas seleções com dois grandes craques: Lionel Messi e Robert Lewandowski. Mas os poloneses não têm um grande time e podem nem se classificar. Então, os jogos e horários da chave ficaram assim.

22 de novembro – 7h – Argentina x Arábia Saudita

22 de novembro – 13h – México x Polônia

26 de novembro – 10h – Polônia x Arábia Saudita

26 de novembro – 16h – Argentina x México

30 de novembro – 16h – Arábia Saudita x México

30 de novembro – 16h – Polônia x Argentina

*Todas as partidas no horário de Brasília

ARGENTINA

A Argentina está indo para sua 18ª Copa do Mundo. Atualmente é a 4ª do ranking da Fifa. Conquistou o Mundial duas vezes (1978 e 1986). Seu ciclo para 2022 foi muito acima da média. Disputou duas Copas Américas ficando em 3º lugar, em 2019, e sendo campeão em 2021. Fez uma campanha nas Eliminatórias muito boa. Não perdeu. O Brasil teve rendimento espetacular, mas Los Hermanos não ficaram muito atrás. Assim, empatou três vezes a mais que o Canarinho. Ou seja, venceu três vezes a menos também. A partida que poderia decidir quem perderia ou não está pendente. Será disputada em setembro.

O principal jogador é Lionel Messi, que dispensa apresentações. O camisa 10 busca uma atuação boa em uma Copa do Mundo. Em 2014, chegou à final sendo decisivo até as quartas de final quando participou de praticamente todos os gols da equipe. Decidiu, mas não fez grandes partidas. O time tem outros bons nomes como Otamendi e Lautaro Martínez, por exemplo. A Argentina está no mesmo nível do Brasil. Pode ser considerado favorito ao título, mas deve ficar ali entre os oito. Semifinal no máximo. No Grupo C deverá terminar em 1º.

ARÁBIA SAUDITA

A Arábia Saudita irá para a sua 6ª Copa do Mundo. Atualmente está em 49º no ranking da Fifa. Passou da fase de grupos apenas uma vez na história e acumula muitas derrotas em suas participações. Seu ciclo para 2022 foi bem ruim. Assim, a seleção jogou apenas a Copa da Ásia e saiu nas oitavas de final com duas vitórias e duas derrotas. Como alento, perdeu os dois jogos para os finalistas Catar (primeira fase) e Japão (mata-mata). Por fim, terminou as Eliminatórias com 13 vitórias, quatro empates e uma derrota.

A Arábia Saudita não tem um grande craque. A Fifa deu destaque ao capitão, e camisa 7, Salman Al-Faraj. Além disso, o time base é o do Al Hilal. Equipe que venceu duas Liga dos Campeões da Ásia recentemente. Os jogadores tiveram grandes jogos contra Flamengo (2019) e Chelsea (2022) nos Mundiais de Clubes que participaram. Por fim, a seleção terá sorte se pontuar no Grupo C.

MÉXICO

O México irá para a sua 17ª Copa do Mundo. Assim, é o quinto país que mais participou da competição atrás de Brasil, Alemanha, Itália e Argentina. Está em 9ª lugar no ranking da Fifa. Possui um dado curioso. Faz apenas quatro jogos em mundiais. Ou seja, sempre é eliminado nas oitavas de final. Não importa contra quem seja. Seu ciclo para 2022 foi muito bom. Disputou duas finais de Copa Ouro contra os Estados Unidos. Venceu em 2019 e perdeu em 2021. Foi abaixo do esperado nas Eliminatórias ficando em 2º com o Canadá na sua frente.

Seu principal jogador não é craque, mas figura na Europa há muitos anos. É o meio-campo Héctor Herrera, do Atlético de Madrid. O goleiro Guillermo Ochoa também divide a liderança do time. Com essa equipe é possível passar de fase caso vença a Polônia, considerada um rival direto no grupo. Por fim, o problema seria o quarto jogo, que poderia ser contra França ou Dinamarca nas oitavas de final.

POLÔNIA

A Polônia irá para a sua 9ª Copa do Mundo. É o 26º colocado no ranking da Fifa. Foi 3º colocado em mundiais nos anos de 1974 e 1982. Mas nesse século teve participações muito ruins. Venceu apenas um jogo em cada edição que participou (2002, 2006 e 2018) e perdeu dois também. Seu ciclo para 2022 foi ruim. Porém, nada incomum para eles. Terminou em 3º e último lugar no grupo da Nations League de 2018-19. Na edição seguinte, a Uefa adicionou mais um time nas chaves. Ficou em 3º de novo, na frente só da Bósnia e Herzegovina. Teve a lanterna na Eurocopa também marcando um ponto apenas.

Seu craque é Robert Lewandowski. O outro jogador acima da média é o goleiro Wojciech Szczęsny, da Juventus. Os dois vão tentar levar a Polônia às oitavas de final. Tarefa difícil. Não poderá perder pontos para a Arábia Saudita e terão que derrotar seu rival direto no grupo, o México.

COMO FICA O GRUPO?

Assim, essa deverá ser a provável classificação final do Grupo C:

Argentina

México

Polônia

Arábia Saudita

Confira também os outros grupos:

Imagem destacada: Reprodução / World Cup

Danilo Araújo on Email
Danilo Araújo
Estudante de jornalismo que tentou ser jogador, mas não conseguiu por uma grave lesão. Então decidi tentar ficar próximo ao esporte que amo pelo jornalismo. Acompanho outros esportes e estou sempre disposto a aprender.

Related Post