Copa do Mundo

Copa do Mundo de 2022 será apenas em novembro, mas aqui no FNV Sports já trazemos análises sobre a maior competição de futebol do planeta. Assim, faremos uma série começando por cada um dos grupos. Quais são os times? Quem são os dois favoritos para avançarem? Alguém pode ser zebra? Quais os principais jogadores de cada seleção? Essas perguntas serão respondidas.

GRUPO E

Esse grupo tem duas campeãs mundiais: Alemanha e Espanha. Porém, terá adversários tradicionais como Japão e Costa Rica. Em 2014, Los Chicos passaram em 1º lugar com Uruguai, Itália e Inglaterra na chave. Os Samurais avançaram em 2018 com Senegal e Polônia de adversários. Não será nada fácil. Então, os jogos e horários ficaram assim.

23 de novembro – 10h – Alemanha x Japão

23 de novembro – 13h – Espanha x Costa Rica

27 de novembro – 7h – Japão x Costa Rica

27 de novembro – 16h – Espanha x Alemanha

1 de dezembro – 16h – Costa Rica x Alemanha

1 de dezembro – 16h – Japão x Espanha

*Todas as partidas no horário de Brasília.

ESPANHA

A Espanha irá para sua 16ª Copa do Mundo. Foi campeã na África do Sul, em 2010. Atualmente, está em 7º lugar no ranking da Fifa. Teve bom ciclo para 2022 ficando entre as quatro melhores na Euro 2021. Disputou duas Nations Leagues. Na primeira, terminou em 2º lugar  o grupo. Na segunda, chegou à final, mas perdeu para a França.

Os grandes nomes consagrados já se aposentaram, com exceção de Sérgio Busquets. O capitão lidera uma nova geração que conta com Pau Torres, Gavi, Pedri e Ferran Torres, por exemplo. Ainda assim, esse time pode brigar pelo título. Então, brigará pela 1ª posição contra a Alemanha e buscará o bi 12 anos depois do primeiro mundial.

COSTA RICA

A Costa Rica irá para a sua 6ª Copa do Mundo. Sua melhor campanha foi as quartas de final em 2014. Atualmente está em 31º no ranking da Fifa. Seu ciclo para 2022 foi o normal para o país. Eliminada nas quartas de final da Copa Ouro 2019 pelo México e na mesma fase para o Canadá na edição de 2021. Entrou na última fase das Eliminatórias da Concacaf e terminou em 4º lugar, indo para a repescagem intercontinental.

Por fim, seu principal jogador é o goleiro Keylor Navas. Isso preocupa porque o melhor é um defensor. A seleção está envelhecida. Jogadores como Celso Borges, Bolaños e Bryan Ruiz ainda permanecem na equipe. Os atletas não atuam em grande número na Europa. O que deixa menos competitivos em nível mundial. Ainda assim, pode vencer o Japão para não terminar em último lugar no grupo.

ALEMANHA

A Alemanha irá para a sua 20ª Copa do Mundo. É a segunda maior participante da competição, atrás apenas do Brasil. É tetracampeã, mas foi mal na última edição, sendo eliminado na fase de grupos. Está em 12º no ranking da Fifa. Teve um ciclo para 2022 bem ruim. Foi rebaixada na primeira edição de Nations League. Porém, a Uefa decidiu manter todos os times e adicionar mais um em cada grupo na edição seguinte. Ainda assim, não se classificou para o Final Four na segunda temporada. Foi eliminado nas oitavas de final da Eurocopa 2021.

Manuel Neuer é o único nome certo para a Copa do Mundo. Além disso, Thomas Muller já se aposentou da seleção, mas volta quando precisam. O time ainda conta com jogadores ótimos como Antonio Rüdiger, Joshua Kimmich e Serge Gnabry, por exemplo. Essa equipe pode ser competitiva e gerar impacto pela camisa. Só que está longe dos bons momentos e não é favorita ao título. Deve passar em 2º lugar no grupo.

JAPÃO

Por fim, o Japão irá para a sua 7ª Copa do Mundo na história e de forma consecutiva. O máximo que alcançou foi apenas as oitavas de final. Está em 23º no ranking da Fifa. Seu ciclo para 2022 foi bom. Terminou com o vice da Copa da Ásia, em 2019. Disputou 15 jogos nas Eliminatórias da AFC, perdeu apenas dois, empatou um e venceu os outros 12. Ainda assim, ficou atrás da Arábia Saudita.

O principal jogador do time é o meia-atacante do Liverpool Takumi Minamino. Os mais experientes são o goleiro Eiji Kawashima, que atua há anos na França, e Yuto Nagatomo, ex-jogador da Inter de Milão. É um bom time, mas não conseguirá avançar de fase. Vai brigar com a Costa Rica para não ficar com a lanterna do grupo.

COMO FICA O GRUPO?

Assim, essa deverá ser a provável classificação final do Grupo E:

Espanha

Alemanha

Japão

Costa Rica

Confira também outros grupos da Copa do Mundo:

Imagem destacada: Reprodução / World Cup

Danilo Araújo on Email
Danilo Araújo
Estudante de jornalismo que tentou ser jogador, mas não conseguiu por uma grave lesão. Então decidi tentar ficar próximo ao esporte que amo pelo jornalismo. Acompanho outros esportes e estou sempre disposto a aprender.

Related Post