Copa do Mundo

Copa do Mundo de 2022 será apenas em novembro, mas aqui no FNV Sports já trazemos análises sobre a maior competição de futebol do planeta. Assim, faremos uma série começando por cada um dos grupos. Quais são os times? Quem são os dois favoritos para avançarem? Alguém pode ser zebra? Quais os principais jogadores de cada seleção? Essas perguntas serão respondidas.

GRUPO G

O Grupo G é o da nossa seleção. As  partidas mais aguardadas pelos brasileiros. Desde o sorteio já observamos nossos adversários europeus na Nations League para termos uma ideia do que está por vir. Enfrentamos os três times nas últimas duas Copas do Mundo (2014 e 2018). Goleamos Camarões, em 2014. Empatamos com Suíça e triunfamos contra a Sérvia em 2018. As equipes mudaram muito depois disso. Então, os jogos e horários ficaram assim:

24 de novembro – 7h – Suíça x Camarões

24 de novembro – 16h – Brasil x Sérvia

28 de novembro – 7h – Camarões x Sérvia

28 de novembro – 13h – Brasil x Suíça

2 de dezembro – 16h – Camarões x Brasil

2 de dezembro – 16h – Sérvia x Suíça

*Todas as partidas no horário de Brasília.

BRASIL

O Brasil participou de todas as 21 Copas do Mundo e irá para mais uma. Venceu cinco, mas completa 20 anos sem uma conquista mundial. Atualmente é a líder do ranking da Fifa. Seu ciclo para 2022 foi muito bom. Só perdeu um jogo oficial, que foi para a Argentina na final da CopaAmérica2021. Além disso, Conquistou a mesma competição antes, em 2019. Não perdeu nenhuma partida nas Eliminatórias da Conmebol. Então, chega com grande expectativa ao Catar.

Seu principal jogador é Neymar, mas o craque está em baixa. O melhor da temporada foi Vinicius Jr. O ponta do Real Madrid foi destaque e fez gol em título da Champions League. Além disso, o goleiro Alisson também teve grandes atuações pelo Liverpool e pode ser considerado destaque. O ponto forte do time é a solidez defensiva. A equipe ainda tem problemas com atacantes. Sem possuir um centroavante, Tite improvisa e cria esquemas com falso 9. As equipes europeias estão mal e podem deixar o Brasil com esperanças. A Canarinho vai brigar pelo Hexa. Ficará em 1º lugar no Grupo G.

SÉRVIA

A Sérvia irá para sua 3ª Copa do Mundo como país independente. Além disso, já disputou junto com outros países como Iugoslávia. Também como Sérvia e Montenegro. Agora cada uma seguiu seus caminhos sozinhas. É a 25ª do ranking da Fifa. Teve um ciclo para 2022 razoável. Começou a Nations League na Liga C e subiu em 1º lugar. Quase desceu na B na edição seguinte. Ficou em 3º pelo critério dos gols marcados. Não disputou a Eurocopa 2021, mas se classificou ao Catar diretamente no grupo que tinha Portugal.

Por fim, seu principal jogar é Dusan Tadic, meia do Ajax. A equipe jogou contra o Brasil em 2018 e deu trabalho por serem altos. Porém, não conseguiu vencer e foi eliminada. Ainda assim, é considerada a maior rival da Seleção Brasileira no grupo. Deve brigar pelo 2º lugar com a Suíça, mas não sofrerá muito. A previsão é que chegue ao menos nas oitavas de final e nada mais.

SUÍÇA

A Suíça irá para sua 12ª Copa do Mundo. Sua melhor campanha foram três quartas de final. Porém, foram em 1934, 1938 e 1954 quando o formato era diferente. Atualmente, a seleção nunca passou das oitavas de final. Seu ciclo para 2022 foi bom. Ficou em 4º lugar na primeira edição da Nations League e não foi rebaixada na competição seguinte pelo saldo de gols. Mas seu grupo tinha Alemanha e Espanha, o que dificultou muito. Ainda assim, avançou em 3º na Eurocopa 2021, eliminou a França e terminou entre as oito melhores. Classificou-se para o Catar mandando a Itália para a repescagem.

Por fim, seu principal jogador é Xherdan Shaqiri, que está em baixa. Está atuando no fraco time do Chicago Fire, dos EUA. Divide responsabilidade com o capitão Granit Xhaka, do Arsenal. O atacante Haris Seferovic não é um grande goleador, mas não pode deixá-lo com espaço para finalizar. E o goleiro Yann Sommer é muito bom. Equipe com experiência nas principais ligas da Europa. A disputa é pelo 2º lugar do grupo. O rival com quem briga pela vaga será a Sérvia, assim como foi em 2018.

CAMARÕES

Por fim, Camarões irá para sua 8ª Copa do Mundo. Chegou às quartas de final de 1994, sendo essa a sua melhor campanha. Atualmente está em 37ª no ranking da Fifa. Seu ciclo para 2022 foi mediano. Eliminado nas oitavas de final da Copa das Nações Africanas de 2019. Na edição de 2021, ficou em 3º lugar. Venceu cinco partidas e perdeu uma na segunda fase das Eliminatórias da CAF. Enfrentou a Argélia no último confronto, se classificando com um gol nos últimos minutos da prorrogação.

Seu principal jogador é o atacante Eric Maxim Choupo-Moting, do Bayern de Munique. No gol, André Onana, do Ajax, segura o que pode. Também é um time com atletas de experiência europeia. Ainda assim, não será viável avançar nesse grupo. Talvez nem pontue. Aind assim, seu rival para tentar não ficar com a lanterna será a Suíça.

COMO FICA O GRUPO?

Assim, essa deverá ser a provável classificação final do Grupo G:

Brasil

Sérvia

Suíça

Camarões

Confira também outros grupos:

Imagem destacada: Reprodução / World Cup

Danilo Araújo on Email
Danilo Araújo
Estudante de jornalismo que tentou ser jogador, mas não conseguiu por uma grave lesão. Então decidi tentar ficar próximo ao esporte que amo pelo jornalismo. Acompanho outros esportes e estou sempre disposto a aprender.

Related Post