Copa do Mundo

Copa do Mundo de 2022 será apenas em novembro, mas aqui no FNV Sports já trazemos análises sobre a maior competição de futebol do planeta. Assim, faremos uma série começando por cada um dos grupos. Quais são os times? Quem são os dois favoritos para avançarem? Alguém pode ser zebra? Quais os principais jogadores de cada seleção? Essas perguntas serão respondidas.

GRUPO H

O Grupo H é o último da Copa do Mundo. De lá sai o rival do Brasil nas oitavas de final. Um desfile de craques acorrerá nessa chave. Os times merecem muita atenção, principalmente por serem nossos adversários mais na frente. Então, os jogos e horários ficaram assim:

24 de novembro – 10h – Uruguai x Coreia do Sul

24 de novembro – 13h – Portugal x Gana

28 de novembro – 10h – Coreia do Sul x Gana

28 de novembro – 16h – Portugal x Uruguai

2 de dezembro – 12h – Coreia do Sul x Portugal

2 de dezembro – 12h – Gana x Uruguai

*Todas as partidas no horário de Brasília.

PORTUGAL

Portugal irá para a sua 8ª Copa do Mundo. Ficou em 3º em 1966. A seleção está em 8º no ranking da Fifa. Foi a única cabeça de chave a se classificar pela repescagem. Teve um ciclo para 2022 muito bom. Conquistou a primeira edição da Nations League, mas não se classificou para o Final Four na segunda. Ainda assim, passou em 3º na Eurocopa 2021 em um grupo com Alemanha e Itália. Saiu nas oitavas contra a Bélgica. Perdeu pontos bobos nas Eliminatórias e viu a Sérvia ir ao Catar em Lisboa. Feito conseguido pelos Lusitanos na repescagem um tempo depois derrotando Turquia e Macedônia do Norte.

Seu principal jogador é Cristiano Ronaldo. Ele dispensa apresentações, mas não é único grande atleta do time. Bernardo Silva, Bruno Fernandes e até o jovem Rafael Leão são peças importantes. O time ainda conta com alguns medalhões como Pepe e William Carvalho. É uma boa equipe, mas nas últimas Copas do Mundo não demonstrou força para brigar pelo título. Vai avançar, porém fica só até as oitavas de final já que é inferior a Brasil e Sérvia, dois possíveis adversários.

GANA

Gana irá para sua 4ª Copa do Mundo. Avançou para as oitavas de final apenas uma vez, logo na estreia em 2006. Atualmente é a 60ª do ranking da Fifa. Seu ciclo para 2022 foi razoável. Eliminado nas oitavas de final da Copa das Nações Africanas de 2019 e terminou em último no grupo na edição de 2021. Ainda assim, avançou nas Eliminatórias por um gol e chegou ao Catar empatando duas vezes com a Nigéria, passando no gol qualificado fora de casa.

Por fim, seu principal jogador é o capitão e volante do Arsenal Thomas Partey. O país teve bons jogadores, mas atualmente nenhum grande atleta é tão importante nas grandes ligas. Brigará com a Coreia do Sul para não ficar com a lanterna do grupo e provavelmente ficará em último mesmo. Não vai conseguir competir com os rivais.

URUGUAI

O Uruguai irá para a sua 14ª Copa do Mundo. Venceu duas (1930 e 1950). Voltou a figurar com uma das principais seleções em 2010, quando chegou à semifinal e terminou em 4º lugar. Atualmente está em 13º no ranking da Fifa. Seu ciclo para 2022 não foi bom. O treinador Óscar Tabárez foi mal e a equipe também ficou assim. Eliminado pelo Peru nas quartas de final da Copa América 2019 e na mesma fase pela Colômbia na edição de 2021. Terminou as eliminatórias em 3º, mas venceu pouco e ficou muito atrás de Brasil e Argentina.

Os principais jogadores continuam sendo Luís Suárez e Edinson Cavani. Apesar de muita idade, continuam sendo referências. A questão física pode pesar no fim do ano, mas são craques e serão respeitados por todos os rivais. Brigarão pelo 1º lugar com Portugal. Os dois se enfrentaram nas oitavas de final de 2018. O Uruguai venceu por 2 x 1. Então, os lusos parecem estar com um time melhor hoje. A Celeste pode chegar até as quartas de final se voltar a jogar bem.

COREIA DO SUL

A Coreia do Sul irá para a sua 11ª Copa do Mundo. Ficou em 4º lugar em 2002 quando sediou o mundial em conjunto com o Japão. Atualmente está em 29º no ranking da Fifa. Seu ciclo para 2022 foi comum para os sul-coreanos. Chegou às quartas de final da Copa da Ásia de 2019, sendo eliminado pelo campeão Catar. Venceu 12 partidas nas Eliminatórias da AFC, empatou três e perdeu apenas uma.

Seu principal jogador é Heung-min Son, do Tottenham. É um grande atacante, mas não vai fazer milagres. A equipe vai brigar para não ser lanterna e seu rival direto será Gana.

COMO FICA O GRUPO?

Assim, essa deverá ser a provável classificação final do Grupo H:

Uruguai

Portugal

Coreia do Sul

Gana

Confira também outros grupos:

Imagem destacada: Reprodução / World Cup

Danilo Araújo on Email
Danilo Araújo
Estudante de jornalismo que tentou ser jogador, mas não conseguiu por uma grave lesão. Então decidi tentar ficar próximo ao esporte que amo pelo jornalismo. Acompanho outros esportes e estou sempre disposto a aprender.

Related Post