campeão

O mundo da bola não para! A última semana do futebol internacional foi agitada: Bayern de Munique campeão do Mundo, Neymar desfalcando o PSG, Zidane na Seleção Francesa, o adeus a Sebastían Garcia e muito mais. Desse modo, a coluna Destaque da Semana, conta como foi a movimentação do futebol em solo estrangeiro.

BAYER CAMPEÃO DO MUNDO

No último dia 11 de fevereiro, o Bayer de Munique confirmou o seu favoritismo ao sagrar campeão do Mundial de Clubes. Após vencer os mexicanos do Tigres em 1 x 0, a equipe conquistou o seu 4º título mundial. Desse modo, os alemães se juntam ao Milan, na 2ª posição dos maiores vencedores da competição. Obviamente, se contadas todas as edições desde 1960.

Advertisement

Nesse ínterim, com um jogo fraco, para o nível Bayer de ser, o clube venceu com apenas um gol, que saiu apenas aos 59 minutos do tempo integral, dos pés de Benjamim Pavart. O título é o 5º da Alemanha. Antes de mais nada, o rival Borussia Dortmund, foi campeão em 1997, em cima do Cruzeiro. A saber, essa foi a 13ª conquista de europeus no torneio nos últimos 14 anos, sendo a 8ª seguida.

NEYMAR É DESFALQUE NO PSG

Na semana passada, a notícia de que Neymar desfalcaria o PSG diante o Barcelona, preocupou os torcedores do clube francês. Contudo, como sabemos, o elenco parece não ter sentido tanto a ausência do brasileiro. Posteriormente, a partida terminou com uma goleada de 4 x 1 em cima dos espanhóis. Aliás, com direito a show de Mbappé, que marcou três gols.

No vitória por 1 x 0 diante o Caen, pela Copa França, Neymar se machucou. Após, o clube confirmou a lesão e o seu afastamento por quatro semanas. Todavia, na partida, o craque deu o passe para o único gol da equipe.

RACISMO NA UEFA

Um dos gestos mais tristes e também mais bonitos já presenciados no futebol mundial aconteceu no dia 8 de dezembro de 2020. Os clubes do PSG e Istambul Basaksehir duelavam entre si, pela fase de grupos da Champions League, quando  um episódio fatídico de racismo paralisou a partida.

O arbitro romeno Sebastian Coltescu foi acusado de injúria racial contra camaronês Pierre Webó, membro da comissão técnica do Basaksehir. Nesse ínterim, após as denúncias, com iniciativa de Neymar, todos os jogadores abandonaram o campo em protesto. Dois meses após o ocorrido, a UEFA abriu um processo contra Coltescu. Veja a nota:

“Na sequência de uma investigação conduzida por um Inspetor de Ética e Disciplina da UEFA sobre os eventos que levaram ao abandono do jogo da UEFA Champions League 2020/21 entre o Paris Saint-Germain e o İstanbul Basaksehir FK em 8 de dezembro de 2020, ficou decidido: abrimos um processo contra Sebastian Constantin Coltescu e Octavian Sovre por uma potencial violação do Artigo 11 dos Regulamentos Disciplinares da UEFA”, diz o comunicado da entidade, que não revelou quando tomará uma decisão sobre o caso”. 

ALEXANDRE PATO NA LMS

Sem clube desde agosto do ano passado, quando rescindiu com o São Paulo, Alexandre Pato está de casa nova. O craque fechou contrato por uma temporada com o Orlando City, dos Estados Unidos. A saber, o acordo começou a ser especulado nos últimos dias, quando o clube americano começou a postar várias “indiretas amistosas” em suas redes sociais.

Com a chegada, Pato é mais um nome brasileiro que integrará o futebol americano. A LMS conta com quase 55% de atletas estrangeiros inscritos.  Posteriormente, reúne vários jogadores consagrados no mundo da bola. O campeão da Copa do Mundo de 2002, Kaká, se aposentou na equipe.

ZIDANE NA SELEÇÃO FRANCESA

Atual comandante do Real Madrid, o técnico francês Ziedne Zidane, assumiu o interesse em comandar a Seleção da França. Porém, logo tratou de afastar as possibilidades, alegando ser uma vontade, mas não no exato momento.

O relato do ex-campeão Mundial, aconteceu justamente quando o presidente da Federação Francesa, declarou interesse em seu trabalho. Posteriormente, Noël Le Graë, em entrevista, disse que Zidane é um dos nomes favoritos para assumir a França, em um futuro próximo.

O ex-craque é um dos nomes do futebol mais queridos pelos franceses na geração. Na conquista da Copa do Mundo de 1998, foi peça principal. Em 2006, chegou a grande final, mas acabou expulso por dar a “icônica” cabeçada no rival Materazzi. Entretanto, na época, a França perdeu o título nos penais.

ADEUS A SANTIAGO GARCIA

O atacante uruguaio Santiago Garcia foi encontrado morto em sua casa na Argentina no último dia 4 de fevereiro. Sobretudo, o jogador, que chegou a atuar no Brasil pelo Athetico-PR, estava isolado com Covid. As principais suspeitas da polícia é que a sua morte tenha sido ocasionada por suicídio.

Garcia tinha apenas 30 anos. A principio, o jogador passava por problemas psicológicos  e estava em tratamento. Simultaneamente, na temporada, atuava pelo clube argentino Godoy Cruz, mas estava afastado. Em suma, no time, deixa a marca de 2º maior artilheiro de todos os tempos. Já no Furacão, atuou no ano de 2011 e chegou como uma das maiores contratações da equipe na época (cerca de R$7 milhões de reais). Porém, o desempenho não foi dos melhores e logo se mudou no ano seguinte.

Foto destaque: Getty Imagens

Karine Messi on Email
Karine Messi
Sou jornalista em formação do 7° semestre pela Universidade Cruzeiro do Sul. O jornalismo surgiu em minha vida, quase que simultaneamente, com a minha paixão por esportes. Necessitava viver aquilo. Assim, fui atrás. Conforme conhecia o profissão, pude visualizar quão ampla é. Apesar de ser apaixonada por esportes, eu quero vivenciar todas as vertentes que o jornalismo me proporcionar. Estou aqui para fazer jus ao meu grande sonho.

Prazer, sou Karine Valbusa ;)

Cyber


Related Post