Classe A

A coluna Categoria Várzea dessa semana viaja até a 14ª edição da Copa Kaiser para contar um pouco da trajetória do Esporte Clube Classe A, vencedor do campeonato de 2011. Assim, a equipe, que tem sede situada na zona oeste de São Paulo, possui uma trajetória de mais de 40 anos. Marcada por muito futebol e samba no pé. No ano em que foi campeão, o Classe A enfrentou o Turma do Baffô na grande final e venceu por 2 x 0.

História da equipe

Fundado em 11 de novembro de 1979, o Esporte Clube Classe A da Barra Funda possui quase 41 anos de muita história. Nos anos 60, os jovens que moravam na comunidade da Barra Funda disputavam entre si em verdadeiros torneios de futebol. Dessa forma, aos sábados, sempre havia um encontro marcado. Assim, as equipes se dividiam em duas: Barra Funda de baixo (São Paulo Chique) e Barra Funda de cima (Teatro São Pedro).

Advertisement

O palco das competições era o terreno baldio que ficava próximo a Praça Marechal Deodoro, onde o circo Piolon realizava suas apresentações. Aos poucos, as equipes deixaram as diferenças de lado e se uniram para formar uma única equipe. Logo, acreditando que a ideia de juntar forças era de primeira classe, escolheram o nome Esporte Clube Classe A para representar esse novo time.

Inicialmente, a sede ficava na Barra Funda de Baixo, e as cores que representavam a equipe eram: azul, preto e branco. Entretanto, com a mudança da sede para a Barra Funda de cima, mudaram também as cores, ficando assim vermelho, preto e branco, que prevalecem até os dias de hoje. O mascote do time é o João Bafo de Onça – personagem dos quadrinhos e desenhos animados do Walt Disney, que ganhou característica da equipe como as cores do traje.

Bloco Classe A

Além do futebol, a comunidade da Barra Funda possui uma segunda paixão, que é o carnaval. Assim, aos poucos, foi surgindo a ideia de criar um bloco carnavalesco que resgatasse o bom e velho carnaval de rua. Dessa forma, nasceu o Bloco Classe A, que além de tudo foi uma forma de homenagear o saudoso bloco Bom Proceder, que alegrava a comunidade nos anos 70/80.

O Bloco tornou-se tradição para os moradores da Barra Funda. Em 2012, saíram pelas ruas do bairro com o enredo em homenagem a grande vitória do Classe A na Copa Kaiser de 2011. Por isso, o lema da equipe é “Futebol & Samba“. Todos os anos o bloco leva muita alegria e samba no pé para toda a comunidade.

Copa Kaiser de 2011

O Classe A foi destaque nos jogos de categoria de Várzea por ser um dos melhores times do cenário. Em suma, isso se deve aos mais de 60 jogos nos quais a equipe saiu invicta. No ano em que foi campeão, os representantes da Barra Funda enfrentaram o Turma Baffô – Jardim Climax na final que ocorreu dia 13 de novembro, e venceram por 2 x 0, levando a taça da Copa Kaiser para casa.

Na final da 14ª edição do campeonato, a Arena Kaiser reuniu cerca de 12 mil pessoas. Uma das principais atrações daquele dia foi o árbitro da FIFA Argentina, Sergio Fabián Pezzotta. Entretanto, a grande estrela do dia foi o Classe A. Os gols da vitória foram marcados de cabeça e garantiram que a equipe levasse a taça para casa. Em 2011, o Esporte Clube Classe A se consagrou como vencedor da Copa Kaiser. Além disso, dias antes o time completou 32 anos de existência. Comemoração em dose dupla!

Foto destaque: Reprodução/E. C. Classe A 

Por: Lílian Santos

mm

Bet 7


Related Post