modalidades do pentatlo-moderno

Com menos de quatro dias para o encerramento dos jogos olímpicos Tóquio 2020, o Pentatlo Moderno vai fazer a sua estreia, na madrugada de quinta-feira (5). Na Grécia antiga, os espartanos utilizavam a modalidade para selecionar os soldados mais completos e versáteis. Dessa forma, conheça as cinco modalidades que fazem parte desse esporte.

MODALIDADE ESGRIMA

Para começar a competição, todos os atletas se enfrentam na esgrima. As disputas são realizadas em um minuto cada. Dessa forma, a intenção da modalidade é tocar o adversário com o sabre e fazer pontos. Por fim, o maior objetivo dessa prova para um pentatleta conquistar 70% dos embates para ganhar 1000 pontos.

Advertisement

NATAÇÃO

Depois da esgrima, o pentatleta  se arrisca na natação. Assim, o candidato precisa nadar 200 metros livre o mais rápido possível. Caso o atleta escape na saída da prova, não toque a parede da piscina no momento da virada, ele perde de 10 pontos nesta modalidade.

HIPISMO

Chegou a hora dos cavalos entrar em ação. Os atletas percorrem um trajeto de 350 a 450 metros de 12 obstáculos com os animais. Os tempos podem variam entre 1min e 1min 17s. Assim, os cavalos são definidos por sorteio, através da ordem de classificação das outras modalidades. Por fim, o candidato é desclassificado da prova se cair duas vezes.

CORRIDA E TIRO A LASER

A únicas provas combinadas na modalidade, os atletas precisam correr durante quatro ciclos de corrida e tiro. Dessa forma, o circuito é composto por 3 km e 200m. A cada 800m, o pentatleta precisa acertar cinco vezes o alvo posicionado a 10 metros dele. Dessa maneira, os atletas precisam acertar a meta pela quinta vez em até 50s Por fim, a ordem de largada para a prova é definida pelo resultado anteriores.

Foto Destaque: Divulgação/PMB

Vinicius Lara on Email
mm
Olá!
Eu sou o Vinicius Lara nascido e criado na cidade de Sorocaba no interior de São Paulo. Atualmente, sou estudante de jornalismo, área que me descubro cada vez mais. Meus principais motivos para ter escolhido o curso foram: conhecer novas pessoas, novos lugares, outras culturas e ver de perto como o esporte pode transformar a vida das pessoas.
Acredito que a comunicação pode transformar vidas e que o esporte é uma ferramenta de transformação social.

Related Post