Ermen Benítez

O ex-atacante Ermen Benítez é um dos maiores jogadores da história do futebol equatoriano. Nascido em Esmeraldas, no dia 4 de maio de 1961, o histórico jogador atuou por El Nacional, Xerez (Espanha), Barcelona de Guayaquil, LDU Quito, Green Cross e LDU de Portoviejo. Durante sua carreira, realizou um feito histórico: foi o primeiro equatoriano a jogar no futebol europeu. Esse é o tema da coluna Pela Linha do Equador.

Advertisement

CARREIRA

Primeiramente, La Pantera estreou em sua carreira em 1980 jogando pelo Club Deportivo El Nacional de Quito, onde marcou 154 gols em 10 temporadas. Ganhou três campeonatos nacionais com os Puros Criollos, jogando por lá até 1985. Em 1986, Ermen se transferiu para o Xerez, da Espanha, onde jogou apenas a temporada 1986/87 da La Liga e marcou apenas um gol. No ano seguinte, imediatamente ele retornou ao Equador, para jogar mais uma vez no Nacional de Quito até 1990.

El Pantera, como era conhecido no Equador, ainda mais por ser um definidor mortal, implacável com seus adversários. O lendário atacante fez mais de 190 gols ao longo da sua carreira como atleta. Desse número, foram oito gols em 19 partidas pela Seleção do Equador.

DIRECT FÚTBOL a Twitter: "Ermen Benítez, ex jugador #ElNacional: “Cuando se habla de mi hijo (Chucho Benítez) no puedo evitar contener las lágrimas. Sigo en contacto con su esposa. Lo recordamos todo

Por fim, nos anos seguintes jogou por vários clubes, dentre eles temos o Barcelona SC, LDU Quito, Green Cross e a LDU de Portoviejo. Logo depois, se tornou pai. Inclusive, seus dois filhos, Christian e Ronny Benitez, tornaram-se jogadores de futebol.

PASSAGEM NA EUROPA

Embora tenha marcado muita história no futebol de seu país, sendo o maior artilheiro do Campeonato Equatoriano, Benítez se destacou por outro grande feito na sua carreira. Ele foi o primeiro jogador equatoriano a jogar no futebol europeu. O fato ocorreu em 1986, o até então jogador do El Nacional, do Equador, foi contratado pelo Xerez Club Deportivo.

No ano de 1986, o Xerez estava completando 60 anos da sua fundação. Era uma temporada festiva, já que o clube chegou em uma marca tão especial. Porém, a temporada estava indo de mal a pior. O time tinha acabado de subir para a elite do futebol espanhol, mas o início ruim de temporada custou caro. Desse modo, o treinador Moncho acabou sendo demitido. Para substituí-lo, a diretoria do Xerez contratou o técnico Felipe Quintana.

(Reprodução/Wikipédia)

Em janeiro de 1987, Ermen Pantera Benitez saiu do clube de uma forma bem silenciosa. Sua contratação foi envolta de grandes expectativas da torcida e da imprensa espanhola, muito disso do grande futebol jogado no Equador. Todavia acabou sendo um fracasso. Muitos jornais locais justificam a decepcionante passagem do jogador por falta de oportunidades dos treinadores que lá estiveram. O atacante marcou apenas um gol, contra o Athletic Bilbao, em oito jogos pelo clube. Ainda assim, Ermen é muito querido pela torcida e pelo clube espanhol.

TÍTULOS

Desde já, destaca-se que Ermen de Jesús Benítez Mesías ganhou vários títulos ao longo da sua carreira. Jogando no futebol equatoriano, conquistou o campeonato nacional em 1982. Bem como nos anos de 1983 e 1984 jogando pelo El Nacional, de Quito. Logo depois, em 1991, venceu o Nacional pelo Barcelona SC.

ALGUNS NÚMEROS

Por fim, o histórico goleador tem bons números pelos times que passou. Todavia, o destaque é para sua passagem pelo El Nacional. Foram 23 gols em 1987, 23 gols em 1989 e 28 na temporada de 1990. Na seleção, o Pantera marcou oito gols em 19 jogos. Ele também jogou Copa do Mundo em 1986, bem como a Copa América 1987 e 1989, as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1990 e a Copa América 1991.

Foto Destaque: Reprodução / La Hora

Wallace Souza
Olá! Meu nome é Wallace. Estudo jornalismo na UNINOVE. Escolhi o curso, porque amo escrever. Sou um apaixonado por esportes (futebol, automobilismo, basquete, etc) e gostaria de passar para o público a minha paixão por esse segmento juntando tanto o curso que gosto, quanto os esportes que amo.

Bet 7


Related Post