No duelo que inaugura as quartas de final do futebol masculino nas Olimpíadas de Tóquio 2020, Espanha e Costa do Marfim medem forças neste sábado (31), às 5h (horário de Brasília), em Miyagi. O palco do encontro é, portanto, o mesmo que recebeu a eliminação da Alemanha pela seleção africana, na última quarta-feira. Aliás, os marfinenses chegam invictos para o mata-mata, com empates diante dos germânicos e da Seleção Brasileira, atuais vice e campeões olímpicos.
ESPANHA
Com nomes de peso no seu elenco sub-23, como Pedri, Asensio e Olmo, a Seleção Espanhola também chega invicta às quartas de final. Apesar de ter liderado o Grupo C, a campanha não foi de “encher os olhos”. Pelo contrário, a começar pela estreia sem gols com o Egito.
Na sequência, vitória pelo placar mínimo diante da Austrália. Já na última rodada, outra igualdade, desta vez com a Argentina. Nesse cotejo mais recente, entretanto, os espanhóis comandaram as ações ofensivas na maior parte do jogo e sofreram o gol de empate somente aos 40′ do 2º tempo.
El presidente, Alejandro Blanco (@COE_Presidente), ha bajado tras el partido al césped a felicitar al grupo y al entrenador, Luis de La Fuente. #ElCorazónDeEspaña @SeFutbol pic.twitter.com/wd9S79Vzi8
— Comité Olímpico Español (@COE_es) July 28, 2021
COSTA DO MARFIM
Por outro lado, a Costa do Marfim fez campanha surpreendente no Grupo D e desbancou a Alemanha, uma das seleções favoritas ao pódio olímpico. O triunfo por 2 x 1 na estreia frente à Arábia Saudita encaminhou a classificação dos marfinenses.
Com uma defesa sólida e bem postada, além de contra-ataques velozes, arrancaram empates valiosos na sequência: 0 x 0 com o Brasil e 1 x 1 com a Seleção Alemã. Com a 2ª posição na chave, a seleção africana chega com moral elevado, e pouca pressão, na sua partida mais importante do torneio.
Historique qualification de nos jeunes frères, allez les éléphants!!! Toujours plus loin, toujours plus haut @FIFCI_tweet @Olympics 🇨🇮🇨🇮🇨🇮🇨🇮🇨🇮🇨🇮 pic.twitter.com/ZWsu1Wzm5h
— Didier Drogba (@didierdrogba) July 28, 2021
RETROSPECTO – ESPANHA x COSTA DO MARFIM
Em competições olímpicas, não há registro de confrontos entre as duas seleções. O único embate registrado é de um amistoso em março de 2006, quando a Fúria recebeu os Elefantes em Valladolid. A Espanha triunfou por 3 x 2.
APOSTA INDICADA E PALPITE
Apesar de não ter feito uma campanha vistosa até aqui, a Seleção Espanhola é favorita para encarar na semifinal olímpica Japão ou Nova Zelândia. Isto é, a Fúria conta com jovens talentos de renome internacional, como Dani Olmo, que pode desequilibrar uma partida sub-23.
Por outro lado, a Costa do Marfim chega animada pela campanha acima das expectativas e tem o importante retorno do meia Eboue Kouassi, que cumpriu suspensão automática contra a Alemanha. Em um jogo parelho, enfim, a aposta é por uma vitória espanhola pelo placar mínimo.
Odds: 1 (1,45) | x (4,33) | 2 (7,50)
Foto Destaque: Divulgação/FNV Sports