Na última sexta-feira (6), pelas semifinais do handebol feminino das Olimpíadas Tóquio 2020, França derrotou a Suécia por 29 x 27. A partida foi equilibrada nos dois períodos, visto que as francesas encerraram o 1º tempo com o placar em 15 x 14. No entanto, a equipe sueca não foi capaz de bater sua oponente e terminou a partida com o amargo gosto da eliminação.
Na decisão pelo ouro olímpico, a França tem pela frente ROC, em uma repetição da final dos jogos do Rio, em 2016. Naquela ocasião, a ROC (até então Rússia) venceu por 22 a 19.
1º tempo
A primeira equipe a abrir o placar foi a seleção sueca, que conseguiu em poucos minutos criar uma vantagem de três gols para sua oponente. Porém, a seleção da França, medalha de prata em 2016, entrou no jogo e anulou a desvantagem de uma vez por todas.
A Suécia viu o time rival empatar e virar a partida ainda na primeira metade do jogo. Por quatro vezes, as francesas marcaram dois gols em sequência, fator que contribuiu completamente para a virada.
2º tempo
Na etapa final, a seleção sueca demonstrou sua força coletiva e chegou a reverter o placar, deixando o jogo em 21 x 20. Entretanto, com a ajuda de Grace Zaadi Deuna, as francesas tomaram as rédeas do confronto e passaram à frente de forma definitiva. Grace, artilheira da França, contribuiu ao marcar sete gols em treze finalizações.
O placar teria sido mais amplo para a França não fosse o baixo aproveitamento da equipe em tiros de sete metros. Das quatro chances, nenhuma foi convertida em gol. Nos minutos finais, as representantes da Suécia correram atrás do placar e marcaram dois gols, mas isso não foi o bastante para tirar a equipe francesa de mais uma disputa pelo ouro olímpico.
França x Suécia – E agora ?
Com a fase de semifinais já finalizada, as decisões por medalhas estão definidas. França e ROC disputam entre si pelo ouro, no domingo (8), às 3h (horário de Brasília). Essa é a chance da seleção francesa de vingar a derrota na final dos jogos do Rio de Janeiro. Por fim, no próximo sábado (7), a federação sueca enfrenta a Noruega, duas vezes campeã dos jogos Olímpicos. A disputa pelo 3º lugar no pódio acontece às 23h (horário de Brasília).
Melhores momentos – França x Suécia
Em breve.
Foto destaque: Divulgação/Franck Fife/AFP