Na noite desta sexta-feira (30), a Grã-Bretanha se sagrou campeã da medalha de ouro no Triatlo de revezamento misto, modalidade estreante nos Jogos Olímpicos em Tóquio 2020. Com o resultado, o time britânico venceu duas medalhas de prata no feminino e masculino e uma de ouro no revezamento misto.
Grã-Bretanha fatura prata no individual
Favoritos no Triátlon, a Grã-Bretanha sagrou-se na competição como a maior escola de triatletas mundial. Ora como exportador de atletas, ora como berço dos maiores treinamentos da modalidade. Visto que, no feminino, a atleta da Grã-Bretanha, Taylor-Brown, conquistou no início da semana a medalha de prata.
No entanto, na data, foi ofuscada por Flora Duffy. A saber, a atleta do país caribenho, ao redor do Parque Marinho de Odaiba, brilhou em seu percurso. Igualmente, pondo o pequeno país Bermudas a descobrir seu primeiro ouro olímpico.
Anteriormente, Alex Yee, outro britânico também conquistou medalha de prata. Em meio calor escaldante, o evento foi protagonizado por outro incidente: um barco inflável que transportava fotógrafos atravessou a linha de largada e fez os atletas iniciarem o percurso.
Para piorar as coisas, o londrino de 23 anos nadou de 1500m, liderou o percurso de bicicleta de 40km. No entanto, nas profundezas da corrida de 10km, foi alcançado pelo norueguês Kristian Blummenfelt, nos últimos dois quilômetros.
GREAT BRITAIN 🇬🇧 WIN THE FIRST EVER #Olympics #TriMixedRelay GOLD!
Alex Yee @lixsanyee brings it home after brilliant work from Jess Learmonth, Jonny Brownlee & Georgia Taylor-Brown – it’s a @Olympics medal of ever colour for @jonny_brownlee !#Triathlon
🥈USA 🇺🇸
🥉FRANCE 🇫🇷 pic.twitter.com/yMsKaTY9pE— World Triathlon (@worldtriathlon) July 31, 2021
Especialistas de Triátlon da mídia inglesa, como Sky News e BBC, afirmaram em suas colunas, que, o mau desempenho de Yee por conta do “calor”.
Coroamento britânico no revezamento
Uma das maiores escolas de Triátlon no mundo, a Grã Bretanha deve se alegrar ao entrar para a história dos livros. Sagra-se, esta noite, como primeira equipe mista a faturar o ouro olímpico. A vitória terminou com o tempo de uma hora, 23 minutos e 41 segundos.
Campeões, Jess Learmonth, Jonny Brownlee, Georgia Taylor-Brown e Alex Yee participaram do evento de quatro pessoas, com dois homens e duas mulheres.
Por outro lado, os Estados Unidos terminam o com a prata 14 segundos atrás. Enquanto, a França, conquista a medalha de bronze, com mais de 23 segundos de diferença.
Esta foi a primeira medalha de ouro de Jonny Brownlee desde a conquista do bronze em Londres e a prata no Rio. Ao mesmo tempo que, foi a sua despedida dos Jogos Olímpicos.
#Triathlon │ Equipes mistas
🥇 #GBR – 1:23:41
🥈 #USA – 1:23:55
🥉 #FRA – 1:24:04O primeiro pódio do triatlo por equipes mistas na história dos Jogos!#JogosOlimpicos
— SC Parâmetro 💉 (de 🏠) (@scparametro) July 30, 2021
Ademais, Learmonth iniciou o percurso, obtendo vantagem na corrida. Ao entregar para Brownlee, o britânico afastou de seus rivais com nove segundos acima.
Medalhista Olímpica, Taylor-Brown chegou a ficar 19 segundo atrás dos americanos, entregou para Yee percorrer à frente.
No ciclismo, Yee chegou a ser alcançado pelo francês e o estadunidense. No entanto, sua corrida foi triunfal e disparou em direção a colocar a Grã-Bretanha na história dos Jogos Olímpicos.
Qual o legado do Reino Unido?
A Grã-Bretanha soma oito medalhas, incluindo três ouros. O resultado não é pequeno. O Triátlon introduzido nos Jogos Olímpicos apenas em 2000, em Sidney. Antes de mais nada, sinônimo que o trabalho e treino na terra da rainha estão predominando por mais de 20 anos.
Foto em destaque: Wagner Araujo / World Triathlon / Divulgação.