Internacional x Bahia: relembre duelos decisivos de Brasileirão à Libertadores (Foto: Divulgação/Ricardo Duarte/Internacional)

Antes de mais nada, Internacional e Bahia se enfrentam neste domingo (26) pelo Campeonato Brasileiro Série A 2021. Os dois clubes não são considerados rivais interestaduais, mas foram protagonistas de muitos jogos decisivos em quase todas as competições possíveis.

Internacional x Bahia: final do Brasileirão 1988

O primeiro confronto decisivo entre os dois foi em 1988. Foram dois jogos da final do Brasileirão de 1988. O Bahia contava com a dupla de artilheiros Zé Carlos e Bobô. Evaristo de Macedo era o treinador. O Internacional tinha Taffarel no gol e Diego Aguirre (atual treinador) como atacante. A equipe era comandada por Abel Braga. A primeira final foi na Fonte Nova. O Inter abriu o placar com Leomir, mas viu o Tricolor virar com dois gols de Bobô. Além disso, o Colorado ainda teve o zagueiro Nenê expulso no final da partida. Placar final de 2 x 1 para os baianos.

Advertisement

A segunda partida foi no Beira-Rio, com quase 80 mil torcedores. O Bahia chegou ao vestiário e se deparou com uma macumba na porta. O objetivo dela era dar o troco do jogo de ida. Os gaúchos acreditavam que a virada tinha sido conquistada dessa maneira pelos baianos. Isso não atrapalhou a preparação do time. Ainda assim, o Tricolor de Aço segurou o 0 x 0 e foi campeão Brasileiro pela primeira vez – já havia conquistado a Taça Brasil de 1959.

Quatro duelos Internacional x Bahia: Libertadores 1989

Anteriormente, a Copa Libertadores era diferente da atual. Só dois representantes de cada país disputavam a competição. Os representantes brasileiros eram os dois finalistas do Brasileirão anterior. Além disso, os dois times ficavam no mesmo grupo. A rivalidade do ano anterior foi levada para 1989. O grupo de Internacional e Bahia era tranquilo. Tinha dois adversários venezuelanos: Marítimo e Unión Táchira, atual Deportivo Táchira.

O primeiro jogo das equipes na Libertadores foram entre si. A partida foi no Beira-Rio. O Bahia venceu por 2 x 1. Os dois se reencontraram na 4ª rodada em Salvador. Vitória novamente dos baianos. Dessa vez por 1 x 0. O Bahia avançou em 1º no grupo com 10 pontos. O Inter avançou em 3º com cinco pontos. Teve o terceiro e o quarto duelo na competição. O caminho dos dois se cruzou nas quartas de final. Dessa vez o Colorado venceu por 1 x 0 em Porto Alegre e segurou um 0 x 0 na Bahia. Dessa forma, o herói da eliminatória foi Diego Aguirre.

Copa do Brasil 1994

Internacional e Bahia se enfrentaram pelas oitavas de final da Copa do Brasil de 1994. Como sempre uma eliminatória emocionante. Primeiro jogo no Beira-Rio terminou 1 x 0 para o Inter. A segunda partida na Fonte Nova foi espetacular. O Colorado vencia por 4 x 2 e viu o Tricolor de Aço virar para 5 x 4. Ou seja, por um gol o Bahia não avançou de fase.

Copa Sul-Americana 2014

Por fim, Internacional e Bahia se encontraram pela Copa Sul-Americana em 2014. Os dois times desfrutavam de seus novos estádios construídos para a Copa do Mundo. O encontro foi pela segunda fase quando os brasileiros se enfrentavam antes de jogar contra os times estrangeiros. O Beira-Rio foi palco do primeiro jogo. Vitória do Bahia por 2 x 0, com gols de Lucas Fonseca e Diego Macedo.

A Arena Fonte Nova recebeu o segundo jogo. Alex abriu o placar para o Internacional com seu chute de canhota de fora da área, que foi marca registrada do jogador. O atacante Henrique Almeida empatou para o Bahia no 2º tempo. A partida terminou 1 x 1, ou seja, o Tricolor de Aço avançou de fase.

Foto destaque: Divulgação/Ricardo Duarte/Internacional

Danilo Araújo on Email
Danilo Araújo
Estudante de jornalismo que tentou ser jogador, mas não conseguiu por uma grave lesão. Então decidi tentar ficar próximo ao esporte que amo pelo jornalismo. Acompanho outros esportes e estou sempre disposto a aprender.

Related Post