A Seleção Italiana conquistou uma vitória importante na fase classificatória do vôlei masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Na manhã desta sexta-feira (30), os italianos venceram o Irã por 3×1 (30×28, 25×21, 21×25 e 25×21) na Arena Ariake. Com o resultado, a Itália, matematicamente, ganhou acesso às quartas de final.
1º set – Itália x Irã
A Itália não teve vida fácil no confronto contra o Irã. Mesmo abrindo o marcador, o grupo comandado por Ivan Zaytsev viu os iranianos grudarem e levarem o placar empatado até os 28×28. Nos detalhes, aproveitando a virada de bola, os mandantes abriram o placar em 1×0 com 30×28.
2º set
Diferente do início do jogo, no segundo set a Itália conseguiu abrir o marcador e uma vantagem de dois pontos. Pelo lado do Irã, o levantador Marouf distribuía o jogo entre seus atacantes, mas os erros acabaram dificultando a efetividade. Novamente Zaytsev brilhou e colocou o grupo italiano dois sets à frente no marcador com 25×21.
3º set
Assim, faltando pouco para concretizarem a vitória e a vaga nas quartas de final, os italianos precisavam vencer apenas mais um set. No entanto, foram os iranianos que levaram a melhor. Salehi e Kazemi, que entraram no decorrer do jogo, assumiram a liderança do Irã e devolveram o resultado do segundo set, vencendo por 25×21 e se mantendo vivo no jogo.
4º set
Assim, mais atentos com o crescimento do adversário, os italianos voltaram para quadra na busca por fechar o jogo e garantir os três pontos necessários para a classificação. Dessa forma, com Zaytsev no banco, Juantorena assumiu a artilharia do set anotando seis pontos e guiou o time para a vitória com mais uma 25×21.
📸Pics
L'Italia💙 vince la sfida contro @Iranvolleyball e conquista i quarti di finale del torneo olimpico.
Riviviamo il successo attraverso le foto più belle di #ItaliaIran 🇮🇹🇮🇷
➡️Gallery completa: https://t.co/OhbGazXZ12#Tokyo2020 #volleyball #LaNazionale pic.twitter.com/UQGUo8TjMB
— Federvolley.it (@Federvolley) July 30, 2021
Itália x Irã – E agora?
Assim, a Itália somou mais três pontos e sobe para segunda posição com três vitórias em quatro jogos. Em suma, o Irã cai para quinto lugar do grupo A com cinco pontos em quatro jogos e duas vitórias.
Portanto, a Seleção Italiana volta para quadra no domingo, dia 1 de agosto, às 4h25 (horário de Brasília), contra a Venezuela para o último confronto da fase classificatória, enquanto o Irã encara o Japão, às 7h40.
Foto destaque: Reprodução/FIVB