Comemoração do Leões da Geolândia

A coluna Categoria Várzea dessa semana vai contar um pouco da história do Leões da Geolândia. Equipe natural da Vila Medeiros, na Zona Norte de São Paulo, conquistaram o título da Copa Kaiser em um de seus últimos campeonatos, em 2013. Assim, na grande final, a equipe enfrentou o Família 100 Valor, do Jardim Panamericano, onde os venceu por 2 x 0.

Fundado por um palmeirense e dois santistas

O Leões da Geolândia é um clube de futebol amador da cidade de São Paulo. O início ocorreu quando, no dia 1º de Setembro de 2000, três amigos se reuniram na padaria Geovanna, localizada na Vila Medeiros, na Zona Norte de São Paulo. Um dos fundadores, Nilton Amorim, era dono dessa panificação e lá ficou sendo a sede da equipe.

Advertisement

O nome inicialmente era apenas Leões, mas decidiram homenagear uma das ruas da Vila, que se chamava Rua Geolândia, nascendo, assim, oficialmente o Leões da Geolândia. Quanto às cores escolhidas para o time, foi um acordo que favorecesse os três fundadores, pois um deles era palmeirense e os outros santistas. Assim, escolheram o verde e branco para representar o clube dos Alviverdes.

Uma das pessoas que mais ajudou o time no início foi José Fernandes. Santa Rosa, como era conhecido, tornou-se amigo e padrinho dos jogadores. Dono de uma transportadora de cargas, ele fazia o possível para ajudar o time. Em uma entrevista ao Estadão, Santa Rosa declarou: “Ganho muito, mas não em dinheiro. Sinto enorme prazer em ajudar quem precisa”. Com muito carinho, tornou-se um pai para aqueles jogadores.

Trajetória dos Alviverdes

Em 2001, o time teve sua estreia na Copa Kaiser chegando até a Fase C. Entretanto, no ano seguinte, 2002, a equipe acabou sendo eliminada, finalizando aquela edição na Fase D. Assim, foi somente em 2005, que os Leões conquistaram seu primeiro título. A Copa Metropolitana era uma das principais competições de futebol amador da cidade de São Paulo. Dessa maneira, o time enfrentou o AG Madeira na semifinal, vencendo por 1 x 0. Em seguida, ocorreu a grande final da regional entre os Alviverdes e o Pânico. Os Leões venceram por 3 x 1 e levaram o título da Copa Metropolitana daquela temporada para casa.

Contudo, 2007 foi o ano em que eles ficaram em 10º lugar na Copa Kaiser, chegando às oitavas de final. Já em 2008 e em 2009 os Leões foram eliminados na semifinal, primeiro pelo EC Vida Loka, e no ano seguinte pelo EC Ajax. Entretanto, em 2010, ficaram ainda pelas quartas de final, ocupando a 6ª posição na classificação geral.

E finalmente, em 2013, os Leões conquistaram o título da Copa Kaiser. Assim, o time venceu o Família 100 Valor por 2 x 0. Dessa maneira, no ano seguinte, o time conseguiu chegar à final contra o Nove de Julho. Entretanto, o jogo chegou ao empate de 1 x 1. A decisão ocorreu nos pênaltis, onde o time adversário acabou levando a melhor com placar de 4 x 3.

Jogadores de destaque que passaram pelo time

Mesmo sendo um time de futebol amador de São Paulo, os Leões tiveram a participação de importantes jogadores como Elias Mendes e Vagner Love, em sua equipe. O atual atacante do Kairat, Vagner, mesmo quando atuava no Palmeiras em 2000, conseguia tempo para se aventurar no futebol de várzea com o Leões da Geolândia. Em uma entrevista dada ao Estadão em 2005, descobrimos que Love era presença marcada nos rachas de final de semana. O jogador sempre arrumava tempo para conversar com amigos que fez na Vila Medeiros.

Elias atuou na equipe em 2006. Foi um período em que o jogador estava passando por momentos difíceis após uma frustrada atuação no Náutico. Com a ajuda de alguns amigos, o volante entrou para o Leões, onde disputou a Copa Kaiser ao lado dos Alviverdes.

Copa Kaiser de 2013

No ano em que os Leões da Geolândia ganharam o título da Copa Kaiser, os diretores resolveram usar o número 13 em todas as camisas, por pura superstição, e temos que concordar que acabou dando certo. O técnico era Marquinhos, e a escalação do time contou com Thiago, Jorge, Sulivan, Rodolfo, Caio, Miltinho, Reginaldo, Bruno, Tite, Tatu e Capetinha.

A equipe enfrentou o Família 100 Valor na grande final da competição. Os gols que levaram os Alviverdes a receber o título foram marcados no segundo tempo. Quem finalizou o primeiro foi Capetinha, que driblou dois jogadores do 100 Valor e marcou de canto, abrindo o placar do jogo. Já o segundo foi nos acréscimos. Mazinho aproveitou a saída de Dida e balançou as redes do time adversário, marcando o outro gol da competição. Assim, o final da partida teve um placar de 2 x 0,  o que garantiu aos Leões da Geolândia voltarem para casa com o título da Copa Kaiser.

Foto destaque: Divulgação/Leões da Geolândia 

mm

Related Post