Liga colombiana

Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), divulgou na última quinta-feira (25), o ranking das melhores ligas nacionais da década (2011-2020). A espanhola é a melhor do mundo e isso não surpreende, mas é vantajoso que mais um torneio sul-americano tenha se firmado entre os maiores do mundo, como é o caso da Liga colombiana.

AS LIGAS MAIS FORTES DO MUNDO

Decerto, o IFFHS somou os pontos de cada ranking anual para definir as melhores do globo. A Laliga foi considerada a melhor do mundo, em razão dos nove prêmios individuais que ganhou do instituto. Em segundo lugar está a Liga Inglesa, fechando o pódio na 3ª posição está a Séria A, do Brasil. No entanto, a boa notícia fica por conta da afirmação da Liga Dimayor. Na América do Sul,  o futebol colombiano já superou o nível de competição de Uruguai e Paraguai.

Advertisement

Além disso, se tornou o terceiro mais forte do continente, atrás de Brasil e Argentina. A pontuação dada pelo IFFHS mostra uma queda entre as ligas argentina e colombiana. Mas vale lembrar que o torneio da Argentina continua mais valorizado, nos valores totais das ligas a diferença entre ambas ainda é abissal. De acordo com dados atuais, a Copa de La Liga vale 813,93 milhões, enquanto a Liga colombiana 247,34 milhões.

No entanto, isso não desanima, aliás mostra o potencial do futebol no país. O principal torneio ocupa a 8ª posição no top 10 global, além disso está na frente de Portugal e México. A guinada do mercado do país no exterior é um dos fatores da boa avaliação no futebol, isso fez com que os valores dos clubes subissem. Os times também estão entre os que mais exportam jogadores para fora. Certamente, essa evolução resvalou nas equipes, a entidade elegeu o Atlético Nacional como segundo melhor time da América do Sul na década, atrás apenas do Grêmio, de Porto Alegre.

Foto destaque: Edição/FNVSports

mm
Escolhi o jornalismo porque sou apaixonada por escrever e por grandes histórias. Escrever sobre futebol não é um trabalho pra mim, é um hobby. Hoje curso Relações Públicas e pretendo um dia trabalhar na comunicação interna de um clube de Futebol.

1xBet


Related Post