Futebol na Terra do Tio Sam: o soccer pede passagem

Futebol nos Estados Unidos? Em 2021 é sinônimo de sucesso. Não acredita? Pois é, foram-se os dias em que os clubes americanos eram apenas o destino de craques em fim de carreira. Isso porque, a principal liga americana, a MLS (Major League Soccer), está investindo pesado para popularizar o esporte na “Terra do Tio Sam”. Publicidade, investimento em craques jovens de outros países, investimento nas categorias de base local, aumento do número de times na MLS, todas são ações feitas para desenvolver a liga americana. Entre outras coisas mais!

E Tio Sam parece estar colhendo os resultados destes investimentos. Em sua 26ª temporada, a competição americana já é destino para jovens promessas de países que exportam talentos, como o Brasil. Tira-se de exemplo o caso recente do jogador Brenner, que saiu do São Paulo FC para o FC Cincinnati. E esse não é um caso isolado. Afinal, tornou-se comum nos últimos anos ver jovens sul-americanos, apontados como promessas de ligas tradicionais, rumarem aos Estados Unidos, em vez de saírem direto para a Europa.

Advertisement

O futuro da MLS

Além de estar chamando atenção de jogares em formação, a liga está próxima de virar uma das cinco maiores do mundo. Isso porque, segundo estudo da consultoria de marketing esportivo Sports Value, o Campeonato Brasileiro da Série A e a MLS dividem o sexto lugar no ranking das ligas que mais faturam, com U$S 900 milhões. No entanto, as projeções para a próxima temporada mostram que a os americanos devem ultrapassar o Brasileirão e faturar U$S 1,3 bilhão. Bingo! Mais um ponto para os americanos, que sabem como ninguém fazer um investimento render frutos.

Futebol nos EUA como trampolim para a Europa

Não é à toa que Brenner escolheu os Estados Unidos. Além da valorização da liga, bons salários, clubes com estruturas invejáveis, milhões sendo investidos em marketing, a MLS ainda tem outro diferencial em 2021: ser uma vitrine para chegar até a Europa. Isso mesmo! A saída de jogadores da MLS para grandes clubes europeus virou tendência nas últimas temporadas. Assim, isso vem ajudando a dar credibilidade à competição como um bom destino também em termos técnicos.

Ou seja, o soccer virou uma bela vitrine onde os europeus buscam nomes para compras. É só ver os exemplos de Davies, hoje destaque no Bayern de Munique, e Pulisic, um dos principais nomes do Chelsea atualmente. Bingo novamente! Tio Sam acaba de virar um verdadeiro trampolim para a Europa.

O Soccer conquista o coração dos americanos

Não é apenas o crescimento de clubes e atletas nos Estados Unidos que chama atenção. Mas também o aumento de interesse dos próprios americanos por assistir as partidas e acompanhar o campeonato. E já é fato comprovado, diga-se de passagem. Isso porque dados da consultoria Repucom mostram que, entre 2009 e 2013, o número de torcedores da MLS aumentou 13.6%. Ou seja, saiu de 3,6 milhões para 6 milhões.

E não para por aí. A Repucom também mostra que na temporada 2016, a competição teve uma média de público de 21.692 pessoas por jogo. Assim como, teve um total agregado de 7.375.144 de público nas partidas. Ou seja, isto coloca a MLS em sétimo lugar quando comparada com as maiores ligas do mundo. Nada mal para quem tem Futebol Americano, Basquete e Beisebol como paixões nacionais.

Enfim, fica aqui o alerta: é bom estarmos preparados para ver MLS sendo sinônimo de uma liga importante no futebol. Tio Sam, como sempre esperto, não perdeu a oportunidade e está crescendo e se tornando cada vez mais relevante no cenário mundial do futebol. E, se não bastasse, acabamos de ver que a realidade por lá ainda é de expansão. Ou seja, a MLS ainda tem potencial para mais, muito mais. Surpreso? Fique pronto para escolher seu time e sentar na frente da TV para ver o “futebol americano”, mesmo que isso seja sinônimo de soccer.

Foto destaque: Reprodução/Twitter MLS

mm
Estudante de jornalismo, escritora e fotógrafa freelancer. Futebol, esportes de velocidade, futebol americano e basquete são suas paixões quando não está escrevendo ou viajando. Conheça suas fotos no Instagram @eucarlataissa.

1xBet


Related Post