Napoli EC

Seguindo a coluna Categoria de Várzea, confira a história do Napoli E. C. Primeiramente começou como um clube de futebol formado para disputar “peladas” nos bairros da zona leste de São Paulo. No início, formado apenas por amigos e conhecidos, o Nacional E.C. foi criado no ano de 1979 sem muitas ambições. Anos mais tarde, em uma tentativa de inscrição para uma competição maior, tiveram que mudar o nome do time, pois já havia um outro com a mesma denominação.

Dessa forma, encantados com o brilho de Maradona e companhia em Nápoles, rebatizaram a equipe como Napoli Esporte Clube da Vila Industrial. As cores também imitavam o azul e branco dos Azzuri, só que a sósia brasileira optou por deixar o branco como cor predominante. O mascote adotado pela equipe foi a raposa.

Advertisement

Já com a nova alcunha, os napolitanos da Vila Industrial ficaram conhecidos no estado depois de figurarem nos campeonatos de várzea mais famosos do Estado de São Paulo. A primeira taça veio em 1999, com a conquista da Copa Burgo. Logo depois veio o título mais importante da história da equipe: a Copa Kaiser.

Copa Kaiser

A Copa Kaiser, naquela época, era o torneio mais importante dos times de várzea de SP. A competição, que completava a sua nona edição, contava com 158 equipes brigando pelo troféu. Assim, o sistema do campeonato acontecia através de grupos até a fase de semifinal. Depois de seis ocasiões sendo eliminado nas primeiras etapas, o Napoli chegou determinado a ir longe na sétima edição. Com isso, em 2002, a maioria de seus jogos com placares apertados. Assim, a Raposa da Zona Leste venceu a semifinal contra o AA Sem Mizéria, do Parque Guarani, por 2 x 0.

No último duelo da Copa, os napolitanos enfrentaram o EC Riachuelo, do Jardim Brasil na Zona Norte do Estado. Logo, a partida se tornou muito emocionante e teve que ser decidida nos pênaltis após um empate de 1 x 1 no tempo normal de jogo. Dessa maneira, nas penalidades, o Napoli contou com a tarde inspirada de seu goleiro Fubá. O arqueiro salvou a equipe e pegou a cobrança decisiva para sagrar-se campeão pela primeira vez da Copa Kaiser. Além desse título, o time da Vila Industrial faturou também o troféu Fair Play da competição, prêmio dado à equipe que leva menos cartões.

O Napoli EC se destacou também na décima edição da mesma competição. Contudo, no ano, a equipe perdeu a final nos pênaltis. Os adversários eram o GDR Danúbio e ficou com o vice-campeonato. Com isso, a última taça levantada pelo clube foi a Copa Leidiane de 2011, conquistada depois de derrotar o C.T.B FC por 1 x 0.

https://www.facebook.com/111669392831668/posts/115365219128752/

Foto destaque: Reprodução/Eduardo Lima

Por: Enzo Gabriel

mm

Related Post