Nigéria e Estados Unidos

Pela primeira vez na história, a seleção de basquete dos Estados Unidos acabou derrotada por uma equipe africana. Neste sábado (10), em Las Vegas, os comandados de Gregg Popovich perderam por 90 x 87 para Nigéria. Com um grande aproveitamento do perímetro, Mike Brown viu sua equipe prevalecer diante de Kevin Durant, Jayson Tatum e companhia. Dessa forma, confira os destaque e curiosidades sobre o amistoso.

EUA x Nigéria como aconteceu

Equipes

Repleta de astros da NBA, a equipe estadunidense começou com Beal, Lillard, Durant, Tatum e Adebayo. Ao todo, nove dos 12 selecionados para Tóquio estavam presentes. Os outros três atletas seguem na disputa das finais entre Phoenix Suns e Milwaukee Bucks. Por sua vez, a Nigéria entrou em quadra com Okogie, Vincent e Achiuwa, que atuam na NBA. Nwamu e Okpala completaram o quinteto inicial.

Advertisement

O jogo

Ao todo, a seleção nigeriana teve um grande aproveitamento. O primeiro tempo foi bem equilibrado, com o quarto inicial terminando 23 x 22 para os EUA. Uma das jogadas de maior destaque ficou por conta de Precious Achiuwa, que deu um lindo toco em Kevin Durant. Na parte ofensiva, Gabe Vincent comandava a Nigéria. Já do lado estrelado, Lillard e Tatum esbanjaram habilidade nos lances de ataque.

Posteriormente, no segundo tempo, ambos treinadores buscaram utilizar todos os atletas disponíveis. Em certo momento, os nigerianos conseguiram uma sequência de 9 x 0 e depois tomar a dianteira. Ainda mais, um diferencial foi nas bolas de três, pouco eficazes do lado americano e caindo mais do lado africano. Por fim, com três pontos de vantagem, a Nigéria viu Durant errar dois arremessos e a zebra passear em Vegas.

Destaques individuais: Gabe Vincent (21 pontos e seis bolas de três), Kevin Durant (17 pontos e cinco rebotes) e Jayson Tatum (15 pontos e sete rebotes).

Feito inédito após revés histórico

Há nove anos, nos Jogos de Londres, em 2012, os EUA bateram um recorde. Na ocasião, a seleção bateu a Nigéria por 156 x 73 e estabeleceu a maior vitória em uma partida de basquete em Olimpíadas. Contudo, no amistoso preparatório para Tóquio os estadunidenses foram derrotados pelos mesmos nigerianos. Portanto, pela primeira vez uma equipe africana derrotou o grande terror dos adversários.

Foto em destaque: Divulgação/USA Basketball

Leonardo Abrahão
Jornalista em formação pela Universidade Nove de Julho. Redator e setorista do São Paulo no núcleo de basquete. Comentarista e repórter da Rádio Poliesportiva em transmissões de futebol, além de repórter do futebol chinês no podcast Futebol na Veia.

Cyber


Related Post