Os 5 técnicos com mais pontos conquistados na história da Série B

Além de revelar talentos em campo, a Série B do Brasileirão destaca a capacidade estratégica e a liderança de grandes treinadores. Afinal, a qualidade de um time é medida pelo desempenho coletivo e pela consistência do trabalho no dia-a-dia.

Na disputa da segundona do Brasileirão, treinadores com uma longa carreira no futebol nacional já tiveram campanhas impressionantes. Alguns deles, inclusive, trabalham até hoje na competição, pois conhecem os desafios do torneio ao longo da temporada.

Em uma competição onde o trabalho e a determinação são exigências mínimas para o sucesso, o projeto de um comandante é sempre destacado. Confira abaixo 5 nomes que estão na história do torneio e são, até hoje, os comandantes com mais pontos na Série B.

Técnicos com mais pontos na história da Série B do Brasileirão

Alguns comandantes são figurinhas carimbadas na disputa da Série B do Brasileirão. Abaixou, trouxemos 5 nomes que estão no topo da lista com o maior número de pontos conquistados em seus trabalhos no torneio, confira:

1º lugar – Enderson Moreira

enderson moreira
Enderson é o comandante que mais pontuou até hoje na história da Série B do Brasileirão. Foto: Reprodução Web

Com 8 temporadas disputadas na Série B do Brasileirão, Enderson Moreira contabiliza um total de 331 pontos conquistados em todos os seus trabalhos na segunda divisão do futebol nacional.

Sport, Bahia, Botafogo, Cruzeiro, América-MG e Goiás foram os clubes que Enderson trabalhou na segunda divisão. Apesar dos desafios, ele mantém uma boa média geral e abre a lista de treinadores com o melhor desempenho médio na competição.

Seu último trabalho na segundona foi em 2023, quando esteve no Sport e quase conseguiu uma vaga de acesso à elite do Brasileirão. Como o acesso não veio, ele se desligou do Leão da Ilha ao final da temporada.

2º lugar – Guto Ferreira

guto ferreira
Na segunda posição, Guto Ferreira aparece com 289 pontos e trabalhos recentes na Série B do Brasileirão. Foto: Icon Sport

Outro nome muito conhecido pelos torcedores é o de Guto Ferreira. Com trabalho em oito clubes pela Série B do Brasileirão, o comandante acumula 164 jogos disputados e um total de 289 pontos conquistados em seus trabalhos.

O projeto mais recente de Guto Ferreira foi no Coritiba, ainda em 2024. Após um começo ruim de segundona, ele foi demitido e hoje está sem clube, mas em breve pode pintar em alguma equipe da Série B novamente.

Além do Coxa-Branca, Guto teve trabalhos no Ceará, Bahia, Sport, Internacional, Ponte Preta e Criciúma jogando a segunda divisão do futebol brasileiro.

3º lugar – Ney Franco

ney franco
O comandante Ney Franco tem uma média geral de 1,69 ponto por partida disputa na Série B. Foto: Reprodução

Quem acompanha o futebol brasileiro certamente conhece Ney Franco. Além de passagens emblemáticas por times de grandes torcidas no Brasil, o comandante também marcou a sua história na Série B do Brasileirão.

Ao todo, Ney trabalhou em quatro equipes durante a segunda divisão do futebol nacional: CSA, Cruzeiro, Goiás e Coritiba. Seu último trabalhou foi em 2021 com a equipe alagoana.

Em 91 jogos disputados da segundona em sua carreira, Ney Franco acumulou 154 pontos no torneio. A média geral de 1,69 ponto por jogo coloca o comandante na lista de principais técnicos da história da competição.

4º lugar – Jorginho

jorginho
Com passagens emblemáticas pelo Vasco, Jorginho é o quarto treinador com mais pontos conquistados na Série B. Foto: Reprodução

Visto como um nome de peso em qualquer clube do futebol brasileiro, Jorginho também acumula passagens por clubes da segundona e, apesar de contar com apenas 83 jogos no torneio, tem uma pontuação total de 144 pontos.

A boa média de pontos do comandante na Série B do Brasileirão é o indicativo de que os seus trabalhos, de fato, funcionaram nas quatro temporadas em que disputou a competição nacional.

Além do Vasco, Jorginho também comandou o Coritiba, a Ponte Preta e o Figueirense na segundona. Hoje, o comandante trabalha na Tailânia e não disputa a Série B desde 2022, em sua última passagem pela equipe cruzmaltina.

5º lugar – Paulo Comelli

paulo comelli
Comelli, que teve uma longa passagem pelo América-MG, fecha o top-5 treinadores com mais pontos na Série B. Foto: Reprodução

Fechando o nosso top-5, temos o treinador Paulo Comelli. Apesar de não ser um nome tão conhecido pelos torcedores, ele fez história em importantes clubes do interior paulista, como o Marília e o Noroeste, além de atuar também na segundona.

Trabalhando na Série B do Brasileirão, Paulo teve passagem por quatro equipes que disputaram a competição em suas mãos: América-MG, Criciuma, Vila Nova e Bahia.

Em sua jornada pela segundona, o comandante de 63 anos acumulou 65 partidas disputadas no campeonato e conquistou 109 pontos, totalizando uma média de 1,68 ponto por partida.

Lucas Gervazio
Lucas Gervazio

Jornalista, 25 anos. Trabalho como redator de conteúdo há mais de 3 anos, com experiência em esportes e especialização em futebol. Atualmente, auto como escritor diário no portal FNV Sports.

Articles: 531
Segundona Brasil by FNVSports > Blog > Curiosidades > Os 5 técnicos com mais pontos conquistados na história da Série B