Oswaldo Ramirez

Um dos maiores nomes do futebol peruano é, sem dúvidas, Oswaldo Ramírez. Ídolo do Sporting Cristal e Sports Boys, o ex-atacante marcou história no principal torneio do continente. Ramírez se tronou o peruano com maior número de gols na Copa Libertadores. Esse é o tema da coluna Guerreos de Cubillas.

Advertisement

ÍNICIO DE CARREIRA

Oswaldo Felipe Ramírez é um dos maiores nomes do futebol peruano. Nascido em Lima – PER, no dia 29 de março de 1947, o ex-atacante marcou história. Primeiramente, ele começou sua carreira no Sport Boys, onde marcou 50 gols em 82 jogos.  Jogou por lá durante três anos (1966-1969). Posteriormente, se transferiu para o Universitário, onde atuou por cinco temporadas (1970-1975). Seus números lá foram de 80 gols em 153 partidas.

Oswaldo Ramírez jugó en tres equipos del fútbol peruano
Oswaldo Ramírez jogou em três equipes diferentes do Peru (Reprodução/El País)

PASSAGEM NO FUTEBOL MEXICANO

Logo após jogar pelo Universitário, Ramires foi para o México. Em 1975, se transferiu para o Real Club España. Lá, ele fez apenas 12 gols em 46 jogos. O peruano não fez uma boa passagem pelo país, ainda mais pelo o que ele jogou nos anos anteriores.

VOLTA AO FUTEBOL PERUANO

Imediatamente a passagem pelo Real Club da España, Oswaldo decidiu voltar pra casa. Em 1977 ele foi jogar no Sporting Cristal, time da capital Lima. Foram duas passagens pelo time. A primeira de 1977 a 1980 e a segunda em 1981 até o ano de 1982. Apesar de ter um pausa, Ramírez teve um bom futebol pelo clube. No total, foram 82 gols em 159 jogos, uma média de 0,52 gol por partida.

Oswaldo Ramírez - Wikipedia
(Reprodução/Wikipédia)

IDA PARA A COLÔMBIA

Nesse meio tempo, no intervalo dos anos de 1980 e 1981, o lendário atacante peruano jogou no Deportivo Galicia. Tecnicamente ele nem chegou a jogar de fato. A passagem relâmpago causou muita estranheza a imprensa na época. Cercado de expectativas, Oswaldo Ramírez só “passeou” mesmo pela Colômbia.

FINAL DE CARREIRA

Por fim, ele encerrou sua carreira em 1982 jogando pelo Sporting Cristal, onde se tornou um grande ídolo. Foi um dos maiores atacantes da história do clube. No principal torneio da América do Sul, a Copa Libertadores, ele fez oito gols em 14 partidas pelo clube da capital peruana.

MAIOR ARTILHEIRO PERUANO DA LIBERTADORES

Oswaldo Cachito Ramírez, é um dos jogadores mais importantes do Peru. Tanto pelas passagens por clubes quanto pela seleção nacional, o jogador marcou história. O principal feito do atacante, foi se tornar o maior artilheiro jogador peruano da Copa Libertadores. Marcou 27 gols em 52 jogos pela competição organizada pela CONMEBOL.

Oswaldo 'Cachito' Ramírez Jugó en @Universitario de 1970 a 1975 logrando el título de 1971 y 1974. Con la camiseta crema fue goleador de la Copa Libertadores …

Estreou em 15 de março de 1967 pelo Sport Boys marcando 2 gols. Com os Chalacos, ainda fez quatro gols em oito partidas. Logo em seguida, pelo Universitário, foram 15 gols em 30 jogos. Em suma, jogando no Sporting Cristal, foram 14 partidas disputadas com oito gols. Totalizando 27 gols em sua carreira pela maior competição de clubes das américas. Com isso, Oswaldo Ramírez tinha seu nome marcado na história do futebol peruano e também sul-americano.

Foto destaque: Reprodução / Pinterest

Wallace Souza
Olá! Meu nome é Wallace. Estudo jornalismo na UNINOVE. Escolhi o curso, porque amo escrever. Sou um apaixonado por esportes (futebol, automobilismo, basquete, etc) e gostaria de passar para o público a minha paixão por esse segmento juntando tanto o curso que gosto, quanto os esportes que amo.

Related Post