Quantas vezes o Flamengo foi rebaixado para a Série B do Brasileirão?

Atualmente, o Flamengo é detentor de um dos elencos mais poderosos do futebol sul-americano. No entanto, a equipe rubro-negra já enfrentou momentos complicados dentro de campo e, neste artigo, revelamos quantas vezes o clube já disputou a Série B do Brasileirão.

Fundado em 1895, o Clube de Regatas do Flamengo é uma das agremiações esportivas mais populares do Brasil. Detentora da maior torcida do país, o Rubro-Negro é conhecido pela sua alta popularidade entre os apaixonados pelo esporte.

Com mudanças administrativas recentes, o Flamengo passou por uma reformulação completa e, desde 2019, empilha títulos importantes no cenário continental. Mas, afinal, quantas vezes a equipe já esteve na segundona do futebol brasileiro?

Quantas vezes o Flamengo disputou a Série B do Campeonato Brasileiro?

Com mais de 125 anos de história, o Flamengo nunca foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol. O clube é, aliás, uma das únicas grandes equipes do país a nunca disputar a segunda divisão desde a sua fundação.

Como o “nunca” pode ser apenas uma questão temporal, é impossível afirmar que o Flamengo nunca irá disputar a Série B do futebol brasileiro. Afinal, grandes equipes já foram rebaixadas e enfrentaram momentos complicados em suas histórias.

Apesar de nunca ter disputado a segundona, a equipe rubro-negra já ‘flertou' com a queda em algumas temporadas. Em 19995, o Flamengo fez uma das suas piores campanhas da hitória do Brasileirão e ‘bateu na trave'.

Na disputa daquele ano, que contava com 24 clubes, a equipe rubro-negra terminou a sua campanha na 21ª colocação e escapou do rebaixamento que, à época, era determinado para os dois piores times do torneio.

Clubes que nunca caíram para a Série B do Campeonato Brasileiro

Outras equipes sabem muito bem o gostinho de nunca terem sido rebaixadas em toda a sua história. A lista de clubes que nunca foram rebaixados é cada vez menor, mas ainda conta com dois clubes: o Flamengo e o São Paulo.

Além do SPFC e do Rubro-Negro, um time nunca rebaixado também é o Cuiabá, que atualmente joga a Série A do Brasileirão. A equipe já disputou a segunda divisão, mas nunca desceu em sua história de 22 anos.

Lucas Gervazio
Lucas Gervazio

Jornalista, 25 anos. Trabalho como redator de conteúdo há mais de 3 anos, com experiência em esportes e especialização em futebol. Atualmente, auto como escritor diário no portal FNV Sports.

Articles: 522
Segundona Brasil by FNVSports > Blog > Brasileirão Série B > Quantas vezes o Flamengo foi rebaixado para a Série B do Brasileirão?