Nesta quarta-feira (4), o jogador Giuliano do Corinthians concedeu uma coletiva para uma apresentação. Em síntese, o meia foi liberado pelo BID (Boletim Informativo Diário) e pode voltar aos gramados já no próximo duelo. Todavia, a torcida que vinha esperando novidades sobre os novos reforços já pode ver o atleta atuando em breve. Além disso, durante a entrevista, o jogador citou alguns momentos que o atraiu do plantel. Relembre o Campeonato Brasileiro de 1998 e o melhor lado esquerdo de 2002.
Relembre o Campeonato Brasileiro de 1998
De antemão, há exatamente duas décadas o Corinthians e o Cruzeiro decidiam o Brasileirão de 1998. A terceira e última partida da final, após empates nos primeiros jogos. Ademais, a partida aconteceu no dia 23 de dezembro, antes do natal. Naquele ano, a CBF implantou um sistema de playoffs a partir das quartas de final. Como resultado, a decisão arrastou o calendário de futebol até as festas de fim de ano.
Antecipadamente, o time que entrou em campo com nomes como: Gamarra, Vampeta, Marcelinho Carioca, Rincón, Batata, Didi, Gilmar e Edílson. Além disso, a escalação do Corinthians contou com uma curiosidade interessante: o lateral-esquerdo da equipe era Sylvinho, hoje treinador do Timão. A princípio, o clube era comandado por Vanderley Luxemburgo.
Após perder a primeira partida por 2 x 1 e vencer o segunda por 2 x 0, o Coringão tinha a vantagem do empate na terceira. Em seguida, o terceiro e decisivo jogo foi disputado no Pacaembu. O Santos saiu na frente com um gol de Argel aos 41′ do 1º tempo.
Por outro lado, o Alvinegro precisava empatar para se classificar, e o gol novamente foi dele, Edílson. O atacante recebeu na área, tirou o zagueiro adversário de letra e finalizou para colocar o Timão na final. Logo depois, o Corinthians encarou o Cruzeiro e garantiu o bicampeonato brasileiro para a história do clube.
O melhor lado esquerdo do mundo
Durante a coletiva, Giuliano, relembrou do Timão de 2002 e considerou uma das equipes com o melhor lado esquerdo.
”Gostava muito do Ricardinho. O lado esquerdo tinha Kleber, Gil e Ricardinho. Era maravilhoso vê-los jogando. Eu me inspirava nele, muito inteligente, temos característica semelhantes, ele era um jogador de ultimo passe. Eu gostava muito dele” – destacou.
Antes de tudo, o Timão de 2002 comandado por Carlos Alberto Parreira também era de dar inveja. Em síntese, o clube também seria vice-campeão contra o Santos. Em suma, o time que empatou por 1 x 1 contra o Brasiliense na decisão da Copa do Brasil, contou com: Dida, Rogério, Anderson, Fábio Luciano, Kleber, Fabrício, Vampeta, Ricardinho, Leandro, Gil e Deivid.
Naquele ano, a maior força do clube estava em seu lado esquerdo, formado pelo lateral Kleber, o meia Ricardinho e o atacante Gil. Os três juntos eram considerados o maior lado esquerdo do futebol mundial.
Foto Destaque: Reprodução/Vidal Cavalcante