Relembre o ouro olímpico da Seleção Brasileira de futebol em 2016

Faltando pouco mais de um mês, iremos relembrar o Ouro Olímpico da Seleção Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro em 2016. Além disso, o início do torneio foi bastante conturbado, tendo criticas de diversos lados. Contudo, a Canarinho liderada por Neymar se reabilitou e venceu os alemães dentro do Maracanã lotado.

CONVOCAÇÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA

Acima de tudo, o Brasil comandado na época por Rogeio Micale tinha grandes esperanças do ouro inédito e dava sinais que a convocação seria muito bem feita. Sendo assim, na chamada final, os goleiros foram Fernando Prass (Palmeiras) e Uilson (Atlético Mineiro). Nas laterais, Willian (Internacional), Douglas Santos (Atlético Mineiro) e Zeca (Santos). Por fim, a parte defensiva fechou com Rodrigo Caio (São Paulo), Luan (Vasco), Marquinhos (PSG) e Walace (Grêmio).

Decerto, o meio de campo formou-se com: Thiago Maia (Santos), Rodrigo Dourado (Internacional), Renato Augusto (Beijing Gouan), Rafinha (Barcelona) e Felipe Anderson (Lazio). No ataque, Neymar (Barcelona), Luan (Grêmio), Gabriel Barbosa (Santos) e Gabriel Jesus (Palmeiras).

Entretanto, duas semanas antes de estrear, Weverton (Athlético Paranaense) entrou no lugar de Prass que machucou seu ombro. Em suma, os atletas acima de 23 anos foram Neymar, Weverton e Renato Augusto que passariam suas experiencias aos demais novatos.

INICIO DA COMPETIÇÃO

Consequentemente, a estreia da Seleção aconteceu no estádio Mané Garrincha, em Brasília contra a África do Sul. A partida terminou em 0 x 0, com forte pressão dos torcedores após ver a Seleção Feminina Brasileira triunfar por 3 x 0 diante da China.

Decerto, para os time masculino precisava de uma resposta rápida, algo que não aconteceu após novamente um empate sem gols, desta vez contra o Iraque. Para finalizar, o confronto que fechou a fase de grupos aconteceu em Salvador e assim, a Canarinho venceu por 4 x 0 sobre a Dinamarca.

FASES FINAIS

Como resultado, após a goleada na última partida, o Brasil veio com moral enfrentar a Colombia, na Arena Corinthians. Dessa forma, Neymar de falta e Luan com um chute de fora da área marcaram vencendo por 2 x 0 os Triocolores. Na semifinal, sem dificuldades a Seleção goleou Honduras por 6 x 0, no Maracanã, os gols foram marcados por Neymar duas vezes, Gabriel Jesus também duas vezes, Marquinhos e Luan, levando a equipe a  sua terceira final de Olimpiadas no futebol masculino.

FINAL CONTRA A ALEMANHA E O TÃO SONHADO OURO OLIMPÍCO

Decerto, dois anos após o 7 x 1 na Copa do Mundo de 2014, quis o destino a Alemanha ser a rival novamente. Os alemães também não fizeram um bom torneio, somando nesse tempo três vitórias e dois empates até a final.

Na decisão, Neymar de falta, marcou um lindo gol, com direito a comemoração para Usain Bolt que assistia a partida nos camarotes. Contudo, na segunda etapa, Meyer empatou o placar, fazendo com que o resultado ficasse assim até os 120 minutos e levando a decisão para os penaltis.

Nas penalidades máximas, os alemães acertaram os quatro primeiros penaltis, mas no 5ª cobrança, brilhou a estrela de Weverton que pulou no canto esquerdo e pegou a cobrança de Petersen. Para finalizar, Neymar decidiu novamente, marcando o último tiro e entrando para a história em pleno maracanã lotado.

Foto Destaque: Reprodução/Twitter Oficial da CBF

Eric Filardi
Eric Filardi

Sou Eric Filardi, paulistano de 28 anos, criado em Taboão da Serra, jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo e apaixonado por futebol. Como todo jornalista amo escrever. Como todo brasileiro amo futebol. Tenho meu clube e minhas preferências, mas viso o profissionalismo e a imparcialidade, sem deixar de lado a criatividade. Sou Tricolor, Peixe, Palestra e Timão. Sou da Colina, Glorioso, Flu e Mengão. Sou brasileiro, hermano, francês e italiano. Sou Ghiggia, Paolo Rossi, Caniggia e Zidane. Sou Alemanha dos 7 x 1, mas que o povo não se engane. Também sou Ronaldo, Romário, Zico, Garrincha e Pelé. Sou Bundesliga, MLS, Eredivisie e Premier. Sou das várzeas e dos terrões. Sou Clássico das Multidões. Sou Sul, Nordeste, Amazônia e Pantanal. Sou Galo, Raposa, Bavi e Grenal. Sou Ásia e África. Sou Barça e Real. Sou as Américas, a Europa, sou o mundo em geral. Sou a festa nas arquibancadas que o estádio incendeia: sou Futebol na Veia.

Articles: 1498
Segundona Brasil by FNVSports > Blog > Brasileirão Série B > Relembre o ouro olímpico da Seleção Brasileira de futebol em 2016