Os Jogos Olímpicos de Tóquio acabaram de começar e essa edição traz consigo uma estreia muito importante. Pela primeira vez o Skate estará presente na competição. O esporte será disputado em duas modalidades: street e park. A segunda, na categoria feminina, pode ter um pódio com mais de uma presença japonesa. Visto que as anfitriãs dominam o ranking mundial. Das dez melhores skatistas do mundo na modalidade, cinco são japonesas. Confira agora as classificadas do país sede para os Jogos Olímpicos:

Misugu Okamoto – A favorita à medalha de ouro no skate

Advertisement

Misugu Okamoto, nascida e criada em Tóquio, terá a oportunidade de conquistar o primeiro título olímpico da modalidade no “quintal de sua casa”. A jovem de apenas 15 anos não é mais considerada uma promessa. Afinal, liderar o Ranking Mundial de Skate Park não é para qualquer uma. Dessa forma, Okamoto com certeza já pode ser considerada uma realidade.

Em 2019, a japonesa mostrou ao mundo toda sua força. Com apenas 13 anos, na época, sagrou-se campeã mundial da modalidade. Dali em diante, ganhou quase todas as etapas classificatórias para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Neste período de preparação, a skatista só não ganhou a última etapa do Dew Tour Park, que aconteceu em maio de 2021. Contudo, uma compatriota da 1ª colocada do ranking mundial foi a campeã dessa fase. Dois meses antes do início dos Jogos, Sakura Yosozumi mostrou estar preparada para brigar pelo ouro.

Sakura Yosozumi – Segunda colocada no ranking mundial

Com 19 anos, Sakura Yosozumi é uma das skatistas mais velhas da delegação japonesa. Apesar disso, a atleta começou a praticar o esporte relativamente tarde, com 11 anos, por influência de seu irmão mais velho.

Durante grande parte da preparação olímpica, Yosozumi ficou na sombra de Misugu Okamoto. No entanto, na última prova antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a skatista ficou com o 1º lugar, mostrando estar preparada para bater de frente e lutar pelo ouro, podendo até ocasionar uma dobradinha japonesa no pódio.

Dessa maneira, as duas são os principais destaques do skate park feminino mundial. A britânica Sky Browm, de 13 anos, completa o atual top 3 mundial da modalidade. Contudo, o Japão conta com uma terceira atleta que pode surpreender e conseguir um bom resultado.

Kokona Hiraki – A promessa do skate que pode roubar a cena

Kokona Hiraki, tem 12 anos, e será a atleta japonesa mais nova a competir uma Olimpíada. Mesmo que esteja um pouco por fora da briga por medalhas, os torcedores mais otimistas sonham com um bom desempenho da jovem. Dessa forma, podendo ocasionar um pódio inteiramente composto por japonesas. A skatista natural de Hokkaido se classificou para a competição na última etapa classificatória, o Dew Tour Park Final.

Hiraki assegurou o 5º lugar e confirmou sua presença no maior evento esportivo do mundo, deixando para trás Kisa Nakamura, que ficou com a 7ª colocação na última competição pré-olímpica. No momento, ela é a 4ª japonesa melhor colocada do ranking, e está entre as dez melhores skatistas do mundo na modalidade, o que, em tese, a classificaria para os Jogos de Tóquio. No entanto, cada país tem um limite de três skatistas por categoria. Portanto, a equipe anfitriã dos Jogos irá competir com os seus três melhores nomes: Misugu Okamoto, Sakura Yosozumi e Kokona Hiraki.

Foto destaque: MRZ/Dew Tour

mm

Related Post