Sparta x RKC

De um lado, um anfitrião buscando espantar de vez qualquer fantasma do rebaixamento. Do outro, um time que corre riscos mais sérios para se manter na elite do futebol holandês. Em confronto válido pela 26ª rodada do Campeonato Holandês 2020/21, o Sparta Rotterdam recebe o RKC Waalwijk neste sábado, às 17h (horário de Brasília), no Sparta Stadion.

SPARTA ROTTERDAM

Os áureos tempos do Sparta Rotterdam, fundado em 1888, parecem ter ficado para trás… Sem contar a glória da temporada 2015/16 na 2ª divisão holandesa, a última conquista nacional data de 1965/66, isto é, o tricampeonato da Copa da Holanda. O clube de Roterdã, também é hexacampeão holandês, mas o título mais recente foi lá em 58/59.

Advertisement

Atualmente, o time ocupa a modesta 12ª colocação no campeonato com 27 pontos, a nove dos playoffs ao rebaixamento. Apesar de, provavelmente apenas cumprir tabela nas rodadas restantes, vale aproveitar jogos como este, contra um rival inferior, para evitar qualquer surpresa. O Sparta vem de uma boa vitória fora contra o VVV-Venlo em jogo atrasado, além de um empate (1 x 1 com o Emmen) e um revés (0 x 2 contra o Willen II).

RKC WAALWIJK

O desafio está lançado: o RKC tem pela frente nove rodadas para se manter na elite, a começar pelo duelo deste sábado. No 14º posto, com cinco de vantagem sobre o 16º e principal candidato aos playoffs da degola, Willen II, o time de Waalwijk vem de derrota. Na rodada anterior, o algoz foi o visitante Utrecht, que venceu por 2 x 1.

Antes, no entanto, a equipe vinha de cinco jogos de invencibilidade, com duas vitórias e três igualdades. Um alento para quem não pode bobear mais a esta altura do campeonato.

RETROSPECTO – SPARTA ROTTERDAM X RKC WAALWIJK

Equilíbrio é a palavra que define o confronto direto entre as equipes ao longo da história. Mas, se no geral o RKC leva vantagem com 19 triunfos e 16 derrotas em 47 encontros, o Sparta ganhou os cinco mais recentes. Definitivamente, o time de Roterdã vive melhor fase – dessas cinco partidas, o visitante deste fim de semana marcou somente uma vez, e foi ainda na temporada 2018/19.

APOSTA INDICADA E PALPITE

A maior regularidade na tabela e o histórico recente de confrontos apontam para um possível triunfo do Sparta Rotterdam. Apesar de ter conquistado, jogando em casa, somente duas das sete vitórias na competição, a maioria dos cinco triunfos do RKC não foram como visitante (3 a 2). Além disso, quem levou a melhor no confronto do 1º turno foi a equipe de Roterdã. Portanto, se a zebra não decidir passear por lá neste sábado, o palpite é de 2 x 0 para o anfitrião.

Odds: 1 (1,90) | x (3,50) | 2 (3,50)

Foto destaque: Divulgação/FNV

Lucas Rodrigues
Jornalista de Belo Horizonte-MG, com quase dez anos de trabalhos em mídia online, rádio e jornalismo multimídia. Experiência na produção e edição de conteúdo sobre esportes, saúde e meio ambiente. Atualmente, é gerente de comunicação da Clínica Radiológica Odonto Facial. Entre 2012 e 2019, foi colaborador do Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e da Gerência de Comunicação Corporativa da Unimed-BH. Concluiu cursos complementares de jornalismo esportivo, locução, programação de áudio, retórica literária e roteiro de cinema.

Related Post