Três brasileiros nas semifinais da Libertadores

O Brasil domina a Libertadores de 2021! Isso porque os clubes brasileiros podem alcançar marca histórica e inédita na competição. Pela primeira vez, dentro dos atuais moldes do torneio (mata-mata), três clubes de um mesmo país estão na semifinal. O feito foi atingido por Atlético-MG, Palmeiras e Flamengo. E a marca pode ser ainda mais impressionante. Afinal, se o Fluminense vencer a partida contra o Barcelona de Guayaquil, nesta quinta-feira (19), será mais um brazuca nas semifinais. Ou seja, existe a possibilidade de avançarem somente equipes brasileiras. Assim, caso isso se concretize, será a primeira vez que quatro clubes do mesmo país estão nas semifinais.

Essas classificações mostram o poderio brasileiro em 2021. Mas, o feito não é inédito se considerarmos a história total da Libertadores, é novidade somente na retomada atual do mata-mata. Isso porque, já havia ocorrido anteriormente, mas com clubes argentinos. Assim, aconteceu quando o torneio tinha a etapa com disputas em grupos, nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Em 1966, River Plate, Boca Juniors e Independiente disputaram a fase juntos.

Advertisement

Três brasileiros nas semifinais

Atlético-MG, Palmeiras e Flamengo estão confirmados na semifinal. Palmeiras e Flamengo vão jogar em busca do tricampeonato. O Verdão conquistou o título em 1999 e ano passado. Já o Rubro-negro, levou o caneco em 1981 e 2018. Por sua vez, o Galo busca o bicampeonato, após ser campeão em 2013. No entanto, para que seja uma final totalmente brasileira, ainda precisa da confirmação de uma vitória do Fluminense em sua partida.

Sobre os confrontos, Atlético e Palmeiras se enfrentam em uma das partidas por um dos lugares na decisão. Enquanto isso, caso o Tricolor Carioca passe de fase, teremos um clássico Fla-Flu na outra semifinal da Copa Libertadores. Com o empate por 2 x 2 na partida de ida o Flu precisa de uma vitória para avançar. Caso não passe, o Flamengo enfrenta o Barcelona de Guayaquil. Ou seja, em resumo já temos um brasileiro garantido na partida decisiva.

A grande final da Libertadores

A partida derradeira para definir quem é o campeão sul-americano acontece no dia 27 de novembro, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. Contudo, para chegar lá, os clubes ainda passarão pela fase semifinal. Mas, as datas das partidas de ida e volta desta fase ainda serão definidas pela Conmebol.

Foto destaque: Staff Images/Conmebol

mm
Estudante de jornalismo, escritora e fotógrafa freelancer. Futebol, esportes de velocidade, futebol americano e basquete são suas paixões quando não está escrevendo ou viajando. Conheça suas fotos no Instagram @eucarlataissa.

Cyber


Related Post