O Club Unión Magdalena é um clube de futebol colombiano da cidade de Santa Marta, capital do departamento de Magdalena, fundado em 19 de abril de 1953. Foi o primeiro time do Caribe a ser campeão colombiano, em 1968, além de ser, também, o debutante caribenho a participar de um torneio internacional representando o país na Copa Libertadores. A equipe também é conhecida como o primeiro clube colombiano a usar o dinheiro do narcotráfico. Essa historia é o tema da nossa coluna Colômbia Dourada de hoje.

Os irmãos Dávila Armenta

Os irmãos Dávila Armenta faziam parte de uma das famílias mais tradicionais de Santa Marta e possuíam grandes extensões de terras Magdalena. A família trabalhava na exportação de bananas. Entretanto, a partir de 1960, as plantações de bananas foram afetada pela “Doença do Panamá”, que causou um declínio econômico na região.

Advertisement

Nesse sentido, na década seguinte, em 1970, se iniciava a era da maconha. E logo os irmãos migraram para este comércio. Contudo, se juntaram com outros grupos de traficantes e começaram a plantar na Sierra Nevada de Santa Marta e, posteriormente, utilizavam as costas de Magdalena e La Guajira para o tráfico. Assim, os irmãos enriqueceram rápido e investiram uma pequena parte de sua fortuna no time local.

Proprietários do Unión Magdalena

Antes da chegada dos irmãos Dávila Armenta, o El Ciclón Bananero estava a beira da falência. Portanto, não havia outra saída, eles precisavam usar o dinheiro do narcotráfico. Logo, a equipe voltou a ficar forte e os grandes traficantes de maconha salvaram o clube do abismo. Dessa forma, eles colocaram o Unión Magdalena no mapa do futebol colombiano outra vez. Do mesmo modo, a equipe disputou o título nacional em 1979, porém, a taça ficou com o América de Cali.

Até então, o único sucesso da equipe tinha sido no final dos anos 60, quando venceu o Campeonato Colombiano de 1968 e participou de sua primeira e única Libertadores, em 1969. Os narcotraficantes deram oportunidades a diversos jogadores locais, como Radamel García King, pai do também jogador de futebol Radamel Falcão García. Mas talvez o jogador mais notável seja Carlos “El Pibe” Valderrama, que começou nas categorias de base do clube.

Os altos e baixos do Unión Magdalena

Devido aos problemas jurídicos de Dávila, o Unión Magdalena foi o mais prejudicado, afetando sua parte econômica. Dessa forma, o Unión caiu para a 2ª divisão do Campeonato Colombiano em 1999. A equipe voltou a 1ª divisão no ano de 2002. Similarmente, caiu mais uma vez na temporada seguinte.

Ele permanece na Série B até a temporada de 2019. Porém, pela terceira vez em menos de 15 anos, eles foram rebaixados novamente. Em conclusão, segundo reportagens local na cidade de Santa Marta, os torcedores culpam Eduardo Dávila pelos constantes altos e baixos do time. Por fim, até hoje, o último título do Magdalena foi o campeonato colombiano de 1968.

Radamel García King

Durante 1984 e 1987, Radamel García King fez parte do elenco do Unión Magdalena. Dessa forma, ele se tornou um dos grandes jogadores da defesa samaritana e também virou um grande ídolo de toda a cidade. Sem dúvidas, teve o auge de sua carreira no Magdalena.

Brilhando no campeonato colombiano, logo, García King disputou 128 partidas e marcou seis gols, sendo um dos pilares da equipe em por anos. Teve treinadores como Hermenegildo Segrera, Eduardo Julián Retat, entre outros, mas Garcia sempre o teve como um dos jogadores de destaque do elenco.

Radamel García King acabou falecendo no ano de 2019. Sua morte ocorreu na cidade de Santa Marta onde nasceu. O pai de Falcão estava jogando tênis quando desmaiou e foi levado de ambulância para a Clínica Mar Caribe. Por fim, apesar dos esforços dos médicos, Garcia King não resistiu. Até hoje ele é lembrado como um dos grandes astros da historia do Unión Magdalena, que hoje luta para voltar a elite do campeonato colombiano.

Foto Destaque: Reprodução/ Futbol en America

Kauan Santos Braga on Email
Kauan Santos Braga
Meu nome é Kauan Santos Braga sou estudante de jornalismo na Universidade Paulista e Jornalismo Esportivo na Faculdade Cásper Líbero.

Related Post