Antes de mais nada, o Internacional teve uma boa temporada de 2021. Não estamos falando apenas do time masculino. Abaixo um resumo também do feminino e das categorias de base. Nesse sentido, foram alguns títulos, jogos marcantes e vitórias inesquecíveis. Do mesmo modo, falaremos dos profissionais, sub-20 e outras categorias. Assim, serão citadas conquistas e derrotas. Destaques também serão lembrados.
CATEGORIAS DE BASE
Primeiramente, vale destacar a temporada do Internacional nas categorias de base. Conhecido como Celeiro de Ases, os times masculino e feminino sub-17 conquistaram títulos. Os guris foram campeões estaduais e as gurias venceram a Copa Gaúcha da categoria. Além disso, as meninas do sub-14 também foram campeãs da Liga de Desenvolvimento.
TEMPORADA DO INTERNACIONAL SUB-20 MASCULINO
A equipe masculina Sub-20 do Internacional teve a melhor temporada entre todas as categorias do clube. De quatro competições disputadas, venceu três. Foram na ordem o Brasileirão, o Gaúcho e a Supercopa do Brasil. Ou seja, apenas a Copa do Brasil não ficou com o Colorado. O time foi eliminado pelo Coritiba, mas a derrota foi devolvida na final da última competição conquistada. Ainda mais, o Celeiro de Ases é o atual campeão da Copa São Paulo, que voltará a ser disputada em 2022 depois de um ano sem disputa por conta da pandemia.
Ou seja, o ano de 2022 terá um calendário mais apertado. Assim, começará com a Copa São Paulo. O time estreará em Mogi das Cruzes no dia 4 de janeiro contra o São Raimundo-RR. O grupo ainda tem Portuguesa e União Mogi. Após a Copinha, o Internacional viaja ao Equador para sua primeira participação na Libertadores da categoria, que começa dia 5 de fevereiro. Os adversários serão LDU de Quito, Peñarol e Millonarios. Por fim, o Inter ainda jogará as três de sempre: Copa do Brasil, Brasileirão e Gauchão.
Todos os guris foram muito bem. É injusto citar um ou dois destaques da equipe durante a temporada. O melhor deles foi Matheus Cadorini, que ganhou chances no profissional ficando de fora das duas últimas conquistas do sub-20. Ainda assim, o zagueiro Tiago Barbosa, o lateral-esquerdo Thauan Lara, o meia Matheus Dias e o atacante Nicolas farão parte do elenco principal na próxima pré-temporada.
👑 A Tríplice Coroa é do #CeleiroDeAses!
🏆 Supercopa
🏆 Brasileirão
🏆 Gauchão📸 Jota Finkler pic.twitter.com/fDJC9MOnxR
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) December 19, 2021
GURIAS COLORADAS
As Gurias Coloradas merecem os parabéns pela temporada que fizeram . Nesse sentido foram 35 partidas oficiais contando Brasileirão, Gauchão e Brasil Ladies Cup. Tudo normal no estadual. Título em final contra o Grêmio. A primeira experiência internacional contra o América de Cali na Ladies não foi de todo ruim mesmo com a derrota. O time não conseguiu se classificar em um grupo com mais duas paulistas. Além disso, o Brasileiro A1 deixou duas coisas claras: a força do Brasil está no estado de São Paulo e o Internacional é o melhor time do país fora dele. As cinco primeiras equipes classificadas foram de SP e a 6ª foi o Inter. O time eliminou o Tricolor no Morumbi e chegou à semifinal, sendo eliminadas em seguida.
O calendário das Gurias terá uma novidade. Trata-se da Supercopa do Brasil, onde oito equipes se enfrentam em mata-mata. As meninas estão no Brasileirão e no Gauchão também. Além disso, por pouco não conseguiram vaga para a Libertadores. Apenas o campeão e o vice do nacional vão para a competição sul-americana, mas o Corinthians ganhou o título Brasileiro e da Liberta, então abriu a vaga para um semifinalista do Brasileiro A1. Porém, essa vaga foi para a Ferroviária que fez campanha melhor que o Internacional.
Todas as jogadoras foram maravilhosas. A que mais participou de gols foi Fabi Simões marcando 18. A goleira Vivi defendeu muito. A atacante Priscila veio da base e marcou dez vezes no estadual. Por fim, outras jogadoras como Sorriso, Mai e Djeni merecem menção.
O TRI É NOSSO! AS GU SÃO BRABAS DEMAIS!!!!!! 🤩🏆 pic.twitter.com/yBhe4AbNpL
— Gurias Coloradas (@ColoradasGurias) December 5, 2021
INTERNACIONAL MASCULINO
O Internacional masculino tinha a maior perspectiva da temporada. O Gauchão teve início com um time alternativo e terminou com o vice para o Grêmio. A Copa do Brasil foi um desastre. A derrota em casa para o Vitória causou a demissão do técnico Miguel Ramírez. Diego Aguirre assumiu e levou o time até as oitavas de final da Copa Libertadores. Depois de vencer o Olimpia por 6 x 1 na fase de grupos, os dois se enfrentaram em duas partidas no mata-mata que não teve gols. Foi um dia tão ruim para o Colorado, que Edenilson perdeu pênalti e o time foi eliminado. O Brasileirão ia mais ou menos até que a equipe embalou chegando à 7ª colocação. Logo depois, perdeu força e terminou em 12º lugar.
As competições de 2022 serão o Gauchão, Copa do Brasil, Brasileirão e Sul-Americana. O treinador Alexander ‘Cacique’ Medina precisará vencer pelo menos umas para ter seu contrato prolongado. Além disso, a competição internacional deve ser prioridade na temporada.
Antes de mais nada, a torcida reclamou muito dos jogadores. Porém, o time teve valores. Por fim, os destaques foram o goleiro Daniel, Edenilson e Yuri Alberto. O meio-campista conseguiu chegar à Seleção Brasileira e é muito elogiado por Tite. Super Ed foi um dos melhores da posição do Brasileirão. Yuri tem várias sondagens da Europa e poderá ser negociado futuramente.
Edenilson conquistou novamente a Bola de Prata da ESPN como melhor volante do Campeonato Brasileiro! 😍👏 #BoladePrataESPN
📸 Ricardo Moreira pic.twitter.com/U8N1fNN3i1
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) December 10, 2021
Imagem destacada: Reprodução/ Internacional