Em suma, o estádio Olímpico de Tóquio foi palco de uma das grandes vitórias do Atletismo brasileiro paraolímpico. Assim, na última noite 30/08, Yeltsin Jacques brilhou e trouxe para o Brasil o 100° ouro das paralimpíadas. O atleta disputou os 1500m T11, para deficientes visuais e bateu recorde mundial. Liderado pelo guia Antônio Carlos dos Santos, Yeltsin liderou a prova do início ao fim. Desse modo, o tempo realizado pelo campeão paraolímpico foi de 3min57s60. Além disso, ficou muito a frente do segundo colocado, podendo garantir a sua medalha com certa “folga”.
Sobretudo Yeltsin Jacques se destacou e mostrou bom condicionamento físico, impôs um forte ritmo e se manteve focado durante a prova. Entretanto, ao fim da sua corrida, o campeão conversou com o Sportv e informou sobre o apoio recebido do seu guia.
Hoje o Antônio Carlos, o Bira, me deu motivação. “Olha, a gente tem chances de fazer história mais uma vez, centésimo ouro do Brasil na história das Paraolimpíadas”. E eu disse: “É por duas coisas. Primeiro, para subir o Brasil no quadro de medalhas; e segundo, é para construir história”. Contou Yeltsin, logo após a sua prova.