3 jogos que ficaram marcados na história da Série B do Campeonato Brasileiro

Ao longo dos últimos anos, a Série B do Brasileirão coleciona boas histórias e jogos marcantes. Seja para garantir o acesso à elite, escapar de uma zona de risco ou se despedir de grandes atletas, algumas partidas ficaram marcadas na memória dos torcedores.

Como você já sabe, a segundona já recebeu clubes de muita tradição e torcida no Brasil. Cruzeiro, Vasco, Atlético-MG, Corinthians, Internacional, Grêmio, Botafogo e outras equipes de peso tiveram passagens recentes pela competição.

Além dos times de grandes torcidas que passaram pela competição, a Série B também já contou com equipes que surpreenderam dentro de campo. Com isso, alguns jogos entraram para a história do torneio. Confira abaixo três deles!

Jogos históricos da Série B do Brasileirão

Ao começo de cada temporada da Série B do Brasileirão, 20 equipes se enfrentam em 38 rodadas carregadas de muita emoção e disputa em campo. Algumas partidas não chamam muito a atenção, mas outras surpreendem e ficam marcadas para sempre.

Abaixo, relembramos três jogos que comprovam o quão emocionante são as partidas decisivas da Série B. Será que você vai se lembrar de algumas delas? Confira!

3º lugar – Santa Cruz 2 x 1 Portuguesa – Série B de 2005

O dia 26 de novembro de 2005 é até hoje lembrado com muito carinho pelos torcedores do Santa Cruz. Jogando em casa, no Arruda, a equipe pernambucana venceu a Portuguesa e garantiu o seu retorno à elite do Brasileirão após quatro anos.

Com mais de 63 mil pessoas nas arquibancadas do Arruda, o time comandado por Givanildo Oliveira virou um jogo que poderia terminar como uma história de terror para os tricolores presentes no estádio.

Nesta temporada de 2005, inclusive, o Arrudão foi o grande aliado do Santa Cruz na campanha da Série B. O time mantinha uma invencibilidade de mais de 30 jogos e, diante da Lusa, a história não foi diferente. Confira os melhores momentos:

2º lugar – Vasco 2 x 1 Juventude – Série B de 2009

Diante de 81.904 torcedores fanáticos no Maracanã, o Vasco recebeu o Juventude pela 34º rodada da Série B do Brasileirão de 2009 e pôs fim a uma temporada marcada pelo recomeço cruzmaltino dentro de campo.

Em 2009, o Vasco disputava a segundona pela 1º vez em sua história. Mesmo com a queda, o torcedor se manteve fiel ao clube e marcou presença em todos os jogos que a equipe disputou ao longo das 38 rodadas.

O acesso veio com uma vitória simbólica e um recorde de público que ficou marcado na competição. Adriano e Carlos Alberto foram os autores dos gols vascaínos no confronto, relembre:

1º lugar – Náutico 0 x 1 Grêmio – Série B de 2005

A Batalha dos Aflitos é até hoje lembrada com muito carinho pelos torcedores do Grêmio, e certamente é o jogo mais emocionante da história recente da Série B do Brasileirão.

Antes de explicar o jogo, é importante contextualizá-lo. Naquela temporada de 2005, o Grêmio jogava a Série B pela primeira vez na sua história, mas dependia apenas das suas próprias forças para garantir o acesso contra o Timbu.

No mesmo horário, Santa Cruz e Portuguesa se enfrentavam no Arruda. Para se classificar entre os 2 primeiros e garantir acesso à elite do Brasileirão, o Grêmio precisava de pelo menos um empate, mas o jogo se mostrou desafiador para o Imortal.

Em um jogo com quatro expulsos, mais de 20 minutos de acréscimos e muita briga em campo, o Grêmio conquistou uma vitória heróica e carimbou o seu retorno à Série A em um jogo que até hoje é lembrado com muito carinho pelos torcedores. Confira:

Lucas Gervazio
Lucas Gervazio

Jornalista, 25 anos. Trabalho como redator de conteúdo há mais de 3 anos, com experiência em esportes e especialização em futebol. Atualmente, auto como escritor diário no portal FNV Sports.

Articles: 531
Segundona Brasil by FNVSports > Blog > Curiosidades > 3 jogos que ficaram marcados na história da Série B do Campeonato Brasileiro