Nesta última quarta-feira (15), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a paralisação do Brasileirão de 2024 em virtude das tragédias no Rio Grande do Sul. Ao contrário do que aconteceu na 1ª divisão, a Série B não deve contar com mudanças.
Nas duas semanas anteriores, Grêmio, Internacional e Juventude não participaram dos jogos que movimentaram o Campeonato Brasileiro, mas até então a paralisação geral não era uma pauta levantada nos bastidores da CBF.
Após pressão da maioria dos clubes da Série A, Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação, convocou uma reunião que definiu a paralisação do torneio. Até o momento, porém, a segunda divisão continuará com o seu calendário normalmente.
Série B não será paralisada pela tragédia no Rio Grande do Sul; entenda o motivo
A CBF confirmou que as rodadas 8 e 9 da Série A do Brasileirão de 2024 serão adidas por conta das tragédias que assolam grande parte do estado do Rio Grande do Sul neste mês de maio.
Por outro lado, a Série B do Campeonato Brasileiro não deve contar com mudanças. O motivo que explica a decisão de Ednaldo Rodrigues pela permanência do calendário na segundona é a ausência de clubes gaúchos.
Apenas 5 clubes do Brasileirão não apoiaram a paralisação do campeonato: Red Bull Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras e São Paulo.
🗞 @geglobo
📸 Divulgação/Comunicação Internacional pic.twitter.com/pd49Jb5ksM— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) May 15, 2024
Como não há equipes do RS na disputa do torneio, a logística dos clubes não sofre nenhum tipo de alteração. Sendo assim, a entidade decidiu continuar normalmente com os jogos.
Séries C e D também não serão paralisadas
Na terceira divisão do futebol brasileiro, três clubes do Rio Grande do Sul integram o pelotão de 20 equipes: Caxias, Ypiranga e São José. Para não interromper o calendário de jogos do torneio, a CBF irá adiar apenas os confrontos com os times gaúchos.
Na Série D, três equipes também compõem a lista de clubes que disputam o torneio: Avenida, Novo Hamburgo e Brasil de Pelotas. Todos os jogos dos gaúchos serão adiados, e as datas ainda não foram reajustadas.