Qual foi o primeiro campeão da Série B do Brasileirão?

A Série B carrega histórias muito interessantes ao longo dos seus mais de 50 anos de tradição no futebol brasileiro. No começo dos anos 1970, por exemplo, o primeiro campeão da segundona não teve a oportunidade de jogar a Série A no ano seguinte.

Como a CBF institucionalizou o Campeonato Brasileiro no ano de 1971, a segunda divisão ganhou o seu formato inicial no mesmo ano em que, pela elite do Brasileirão, o Atlético-MG ganhou o troféu nacional.

Apesar de ser visto como um torneio de possível acesso à Série A na temporada seguinte, as regras da Série B eram um pouco diferentes e, dessa forma, fizeram com que o primeiro campeão não garantisse o acesso.

Quem ganhou a primeira Série B da história do Brasileirão?

O primeiro campeão da Série B do Brasileirão foi o Villa Nova, de Minas Gerais. Na decisão, a equipe de Nova Lima (MG) derrotou o Remo do Pará, e garantiu o primeiro troféu da competição.

A Série B de 1971 teve um formato diferente do que vemos hoje. Era a primeira edição, e a organização enfrentou problemas. A competição contou com 23 equipes, mas o campeão não foi promovido para a Série A.

Na primeira fase, havia grupos regionais. As equipes jogavam entre si, em turno e returno. Os campeões de cada grupo avançavam para a segunda fase. Na segunda fase, havia quatro grupos. Os times jogaram em formato mata-mata ou em turno e returno, dependendo do grupo.

Como eram as fases finais da primeira Série B da história?

A Série B de 1971 foi organizada de forma regionalizada para ajudar a reduzir os custos de viagem para os clubes, pois a maioria enfrentava dificuldades financeiras. O torneio começou com 23 equipes, divididas em grupos por região: Norte, Nordeste e Centro-Sul.

Algumas equipes, como Villa Nova/MG, Mixto/MT, Rodoviária/AM e Central/RJ, entraram direto na segunda fase. Essa fase foi comparada às “quartas de final” do campeonato, ou uma “semifinal” para a região Centro-Sul. A ideia da regionalização era justamente manter a competição entre equipes de zonas próximas, reduzindo custos e simplificando a logística.

A segunda fase teve um formato de mata-mata, com times do Centro-Sul competindo de um lado, e equipes do Norte/Nordeste do outro. Dessa forma, a final seria entre o campeão de cada região, o que de fato ocorreu quando o Villa Nova enfrentou o Remo.

Em caso de empate no confronto entre as duas equipes que estavam disputando uma vaga na fase seguinte, uma terceira partida seria disputada. A final, entre Villa Nova e Remo, também seguiu esse formato.

Quais foram os problemas da primeira Série B?

A falta de promoção para a Série A e a má organização geraram descontentamento entre os dirigentes das equipes. No entanto, a CBF entendeu que o fracasso em bilheteria era o indicativo de que algumas equipes não poderiam jogar a Série A do ano seguinte.

Antes mesmo do início, durante a preparação, alguns clubes e federações preferiram não participar, criando seus próprios torneios. Mesmo assim, a Série B de 1971 marcou o início de uma competição importante no futebol brasileiro.

Lucas Gervazio
Lucas Gervazio

Jornalista, 25 anos. Trabalho como redator de conteúdo há mais de 3 anos, com experiência em esportes e especialização em futebol. Atualmente, auto como escritor diário no portal FNV Sports.

Articles: 522
Segundona Brasil by FNVSports > Blog > Brasileirão Série B > Qual foi o primeiro campeão da Série B do Brasileirão?