A Série B do Brasileirão é um dos torneios mais competitivos do futebol nacional. Todos os anos, 20 clubes do país se encontram com objetivo principal: garantir o acesso à elite do Campeonato Brasileiro. No entanto, o formato de pontos corridos é uma novidade recente do torneio.
Sua primeira edição aconteceu em 1971, e na época o calendário e dinâmica do futebol brasileiro eram totalmente diferentes. De lá pra cá, muita coisa mudou na estruturaçao do campeonato e nas perspectivas de cada clube.
Considerada a segunda competição mais importante do calendário brasileiro de futebol, a Série B hoje preza pela constância ao longo de 38 rodadas. Mas, afinal, você sabe quando esse formato passou a valer no torneio?
História e curiosidade: Quando a Série B do Brasileirão passou a ser disputada em pontos corridos?
A Série B do Campeonato Brasileiro, como a conhecemos hoje, passou a ser disputada no formato de pontos corridos em 2006. Desde então, a competição segue o modelo de turno e returno, com 20 times enfrentando-se em partidas de ida e volta ao longo do ano, sendo que os quatro melhores times conquistam o acesso à Série A, enquanto os quatro últimos são rebaixados para a Série C.
A história da competição teve início no ano de 1971, e teve diversos formatos ao longo do tempo. A sua primeira grande mudança aconteceu já no início dos anos 1980, com a chamada Taça de Prata, que funcionava como uma espécie de divisão de acesso do futebol brasileiro.
Entre 1981 e 1985, a Série A, a Taça de Ouro tinha 40 clubes determinados pelos campeonatos estaduais. A Taça de Prata era destinada às equipes que não conseguiam se classificar para a Taça de Ouro, mas permitia que as melhores campanhas conquistassem o acesso para a primeira divisão no mesmo ano.
Em 1986, um torneio paralelo foi organizado pela CBF para definir o acesso de quatro clubes à Série A de 1986, mas não houve uma fase final para definir o campeão da Série B, motivo pelo qual a CBF não reconhece um campeão naquele ano.
Em 1987, a competição teve dois módulos, Branco e Azul, uma configuração semelhante à da Série A, que tinha módulos Verde e Amarelo. Em 2000, a Série B foi novamente dividida em módulos, e o Módulo Amarelo foi considerado o equivalente à segunda divisão, embora os três primeiros colocados fizessem parte da última fase da Série A, onde se definia o campeão. Esses anos (1987 e 2000) não são considerados oficiais pela CBF.
Quais são as vantagens do campeonato de pontos corridos?
A estrutura de pontos corridos torna a Série B do Brasileirão um torneio muito mais dinâmico e competitivo, com a chance para clubes de todas as regiões do país lutarem por um lugar na elite do futebol brasileiro.
Além de ser um modelo adotado nas principais ligas do futebol mundial, contar com 20 clubes que disputem por meio de pontos corridos o acesso e a permanência tornam o campeonato mais democrático e justo com o desempenho coletivo das equipes.