As 5 maiores torcidas da Série B de 2024

A Série B do Campeonato Brasileiro de 2024 começa no dia 20 de abril e 20 clubes irão em busca das quatro vagas para a elite do futebol nacional. Para isso, a força das torcidas da Série B ao longo da temporada poderá fazer toda a diferença.

Jogar com o mando de campo é sempre um critério desempate de força na definição dos placares. Na prática, quanto maior a sua torcida, mais hostis serão as condições dos adversários que o visitam ao longo do ano.

Mas, afinal, você sabe quais são as 5 maiores torcidas da Série B de 2024? O FNV Sports desvendou o mistério e trouxe com exclusividade o ranking dos clubes que serão mais apoiados nesta temporada.

5 maiores torcidas da Série B do Campeonato Brasileiro de 2024

Os grandes clubes da Série B contam com torcidas participativas que se espalham pelo país inteiro. Tradição e respeito no futebol fazem de algumas equipes mais conhecidas do que outras.

Levando em consideração uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipec, em 2022, em parceria com o jornal O Globo, é possível traçar parâmetros para conferir quais são as maiores torcidas entre clubes da segundona. Confira o ranking:

  • 1º lugar: Santos – 6,69 milhões de torcedores;
  • 2º lugar: Sport – 2,55 milhões de torcedores;
  • 3º lugar: Paysandu – 1,91 milhão de torcedores;
  • 4º lugar: Ceará – 1,70 milhão de torcedores;
  • 5º lugar: América-MG – 853 mil torcedores.

Além dos cinco primeiros colocados no ranking, podemos fazer uma menção honrosa aos 6º, 7º e 8º colocados. Veja abaixo o número estimado de torcedores de outros três clubes tradicionais que, em 2024, estarão na Série B do Brasileirão:

  • 6º lugar – Goiás – 639 mil torcedores;
  • 7º lugar – Botafogo/SP – 639 mil torcedores;
  • 8ºlugar – Coritiba – 639 mil torcedores.

Público médio das torcidas da Série B do Campeonato Brasileiro

Com grandes clubes em disputa na Série B de 2024, os estádios devem lotar. Ao considerar as médias recentes de público nos jogos do torneio,  a expectativa é de que mais de 2 milhões de torcedores comparecam aos 380 jogs da competição.

Um levantamento da Pluri, em parceria com a revista Lance!, indicou que os números de 2023 foram baixos em comparação com a temporada passada, que contava com Bahia, Grêmio, Cruzeiro e Vasco.

Ao todo, foram 2,36 milhões de pagantes em todos os jogos da Série B do Brasileirão. Na média geral, esses números indicam uma estimativa de 6.234 pagantes em cada jogo do torneio nacional.

Lucas Gervazio
Lucas Gervazio

Jornalista, 25 anos. Trabalho como redator de conteúdo há mais de 3 anos, com experiência em esportes e especialização em futebol. Atualmente, auto como escritor diário no portal FNV Sports.

Articles: 516
Segundona Brasil by FNVSports > Blog > Curiosidades > As 5 maiores torcidas da Série B de 2024