Série B: Por que o Guarani se tornou popular entre fãs de k-pop?

Nas últimas semanas, os torcedores do Guarani acompanharam de perto a ‘ascensão' da popularidade de uma camisa tradicional do clube bugrino entre fãs de k-pop, um estilo musical muito popular na Coreia do Sul.

Na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro de 2024, a equipe do interior de São Paulo busca fazer uma campanha melhor em campo para, no final da temporada, brigar diretamente por uma vaga de acesso à elite do futebol nacional.

Apesar dos objetivos dentro de campo, a diretoria do Bugre vem acompanhando de perto um fenômeno ‘inesperado' nas redes sociais, com o surgimento de uma alta demanda por camisas do clube de maneira repentina.

Camisa do Guarani é procurada por fãs de k-pop coreano

Nos anos 1990, o Guarani tinha uma das equipes mais tradicionais do futebol paulista. Neto, Amoroso, Careca, Jonas, Mauro Silva e Evair foram alguns dos nomes que surgiram na equipe bugrina, que sempre estava na briga pelo título do torneio estadual.

Campeão brasileiro em 1978, a equipe atualmente disputa a Série B do futebol nacional, mas é conhecida nacionalmente como uma das mais tradicionais do interior brasileiro. Apesar da fama entre fãs de futebol, era inimaginável pensar que o k-pop pudesse ter relação com o Bugre.

Nas redes sociais, já é possível ver sul-coreanos pousando para fotos com a camisa que o clube usou na temporada de 1996, quando foi campeão paulista. A ‘febre' entre os asiáticos começou com a cantora Gaeul, vocalista do grupo k-pop IVE.

Mas, afinal, por que motivo uma popstar sul-coreana utilizaria a camisa do Bugre? Um motivo pode ser a excursão feita pelo clube de Campinas ao Japão durante a temporada de 1996, quando disputou amistosos contra equipes locais.

Guarani reage após sucesso entre fãs do k-pop sul-coreano

Assim que as fotos de Gaeul foram postadas, outras personalizadas da música k-pop sul-coreana surgiram com réplicas do uniforme bugrino. Agora, já é possível encontrar réplicas da camisa em diferentes cores e modelos.

Nas redes sociais, o Guarani replicou as fotos publicadas pela cantora Gaeul e indicou uma possível parceria com o grupo musical composto pela artista. Como as camisas vendidas não são originais, o clube de Campinas (SP) não tem nenhum lucro na comercialização dos produtos.

Lucas Gervazio
Lucas Gervazio

Jornalista, 25 anos. Trabalho como redator de conteúdo há mais de 3 anos, com experiência em esportes e especialização em futebol. Atualmente, auto como escritor diário no portal FNV Sports.

Articles: 522
Segundona Brasil by FNVSports > Blog > Curiosidades > Série B: Por que o Guarani se tornou popular entre fãs de k-pop?